2020 - Atual
Atualmente, em virtude da proximidade de comunidades tradicionais costeiras antes isoladas com centro urbanos, tem se constituído nessas localidades um espaço turístico, sendo rota de bugueiros, de pilotos de rally e praticantes de kitesuf. A valorização paisagística da região também tem promovido a grilagem de terras por empresas imobiliárias. Gorayeb et al. (2018) demonstram ainda, que a implantação de parques eólicos no Nordeste brasileiro causa diversos impactos sociais e ambientais negativos aos territórios das comunidades pesqueiras tradicionais locais. Em face ao contexto de manutenção da cultura local, da garantia do território e pressões turísticas e imobiliárias, desenvolvem-se estratégias de enfrentamento evidenciadas pelo forte envolvimento comunitário nas discussões sobre essas temáticas. Porém, nota-se o pouco envolvimento dos jovens nesta resistência, tendo em vista que outras atividades econômicas se tornam mais atrativas aos mesmos. Assim, projetos que busquem o envolvimento desses jovens se constituem como importantes instrumentos para essas lutas atuais. Nesse sentido, até onde as práticas de Educação Musical podem contribuir para esta problemática? Segundo Crozat (2016), a música oferece um campo de referências para construir identidades individuais e coletivas especializadas, participa na transformação do espaço em território e cria a identidade territorial. Porém em estudo exploratório empreendido por este proponente nas comunidades de Amarelas, Sabiaguaba, Caetanos de Cima e Pixaim para mapear o interesse musical dos jovens, verificamos que apesar dessas comunidades possuírem representações artísticas comunitárias, essas interessam pouco a juventude (Nascimento e Nascimento, 2017). Neste estudo podemos verificar também que apesar da obrigatoriedade da música como conteúdo nas escolas de educação básica, a efetivação de uma educação musical ainda está longe de atingir todas as escolas do país, quiçá aquelas escolas em comunidades praianas isoladas.
EQUIPE:
Pesquisadores
Dr. Marco Antonio Toledo Nascimento (coordenador)
Dra. Adeline Stervinou (UFC – Sobral)
Dra. Rita Helena Gomes (UFC – Sobral)
Dra. Adryane Gorayeb (UFC – PPG Geografia)
Dra. Susan O’Neill (Simon Fraser University – Canadá)
Dr. Tiago de Quadros Maia Carvalho (PPGMúsica – UFRN)
Ms. Israel Victor (UFC – Sobral)
Estudantes
Sávio Jefferson Rafael Silva Sousa (Grad. Em Geografia - UFC)
Jessica Moreira Carvalho Felix (Grad. em Música - UFC) – Bolsista IC
Tiago Vasconcelos Paiva (Grad. em Música - UFC) – Bolsista IC CNPq
Antonio Douglas Araújo de Sousa (Grad. em Música - UFC) – Bolsista IC Funcap