Período:
2012-2015
Descrição:
Este projeto visa estabelecer as similaridades entre a prática de aprendizagem musical desenvolvida no Brasil nos anos 30 (século XX) por Heitor Villa-Lobos intitulada de Canto Orfeônico e a prática de l'Orphéon utilizada por Guillaume-Louis Bocquillon (1781-1842), conhecido por Wilhem na França dos anos 30 dos século XIX. Através do estudo destas similaridades poderemos esclarecer si houve por parte de Villa-Lobos algum tipo de inspiração no método de Wilhem e identificar quais características do método foram utilizadas e quais foram, se houveram, modificações e adaptações ao modelo brasileiro. Igualmente poderemos atestar que, mesmo mais de sessenta anos depois, ainda pode-se utilizar a adaptação de modelos e inspirações adquiridos em outros países para uma Educação Musical em nosso contexto. Esse projeto recebeu apoio financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) através do Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, "Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica" BPI (2013-2015) com Bolsa Pesquisador, 2 Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, além de Recursos Financeiros para o Projeto. Essa pesquisa também foi fruto de pesquisa de pós-doutoramento na Universidade Paris-Sorbonne (França) sob a supervisão da Dra. Danièlle Pistone.
Equipe:
Marco Antonio Toledo Nascimento (Coordenador);
Adeline Annelyse Marie Stervinou; Danièle Pistone (Paris-Sorbonne); Laiany Rodrigues; Maycon Wiliam Rodrigues de Azevedo, e Rayane Mendonça Lopes
Financiador(es):
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro;
Produção:
NASCIMENTO, M. A. T.. Similarité entre le Brésil et la France dans l'histoire de l'éducation musicale : le mouvement orphéonique. In: Zélia Chueke. (Org.). RYTHMES BRÉSILIENS Musique, philosophie, histoire, société. 1ed.Paris: L'Harmattan, 2013, v. 1, p. 123-135.
NASCIMENTO, M. A. T.; PISTONE, D. ; Adeline Stervinou ; MENDONCA, R. ; RODRIGUES, L. ; MELO, M. L. B. . Lista comentada de periódicos brasileiros em música e áreas afins sobre temas relacionados à Villa-Lobos. In: 1a. Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral, 2014, Sobral. Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014. v. 1. p. x-x.
NASCIMENTO, M. A. T.. Similarités entre le Brésil et la France dans l'histoire de l'Education musicale: l'exemple des mouvements orphéoniques. In: Rythmes Bresiliens: Theorie et Pratique, 2013, Paris. Conferences. Paris: Paris Sorbonne, 2013. v. 1. p. 4-4.
NASCIMENTO, M. A. T.; PISTONE, D. ; Adeline Stervinou ; COSTA, S. C. N. ; MENDONCA, R. ; MELO, M. L. B. ; ANDRADE, L. ; RODRIGUES, L. . Lista comentada de periódicos brasileiros em música e áreas afins sobre temas relacionados à Villa-Lobos. In: 1a. Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral, 2013, Sobral. Caderno de REsumos. Sobral: Argus, 2013. v. 1. p. 69-70.
NASCIMENTO, M. A. T.. Similarités entre le Brésil et la France dans l'histoire de l'Education musicale: l'exemple des mouvements orphéoniques. Rythmes Bresiliens: Theorie et Pratique, 2013, Paris. Conferência. Paris: Paris Sorbonne, 2013.
NASCIMENTO, M. A. T.; Adeline Stervinou ; GUILLOT, G. . Les interactions entre les musique brésiliennes et françaises : le pouvoir du rythme. (obras: Choros No. 2 de Villa-Lobos, Syrinx de Claude debussy, Jardin d'Hiver de Henry Salvador e Garota de Ipanema de Tom Jobin) In: Rythmes Bresiliens: Theorie et Pratique, Université Paris-Sorbonne - Paris, 2013. Interpretação (convite).
Adeline Stervinou ; NASCIMENTO, M. A. T. . Choros No. 2 de Villa Lobos (flautista e clarinetista) Recital dos Professores do Festival Internacional de Música Gramado in Concert, relacionado com o projeto de pesquisa: SIMILARIDADES ENTRE O BRASIL E A FRANÇA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL.. 2015. Interpretação (convite).
Relatório de Pesquisa à Funcap (2015).