2015-atual
O projeto aqui apresentado revela a iniciativa de pesquisa sobre a didática aplicada na formação musical e humana de jovens rurais de uma Banda de Música no distrito de Guanacés na cidade de Cascavel, onde se mantêm atuante desde 1993 através da Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés – SAERG. A pesquisa terá como orientação metodológica um estudo de caso qualitativo, tendo como referencial teórico as propostas de Paulo Freire (1974, 1996) e Vygotsky (1999), em observar os saberes socialmente construídos em meio ao campo e a sociedade respectivamente, junto aos estudos da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau (2008) a partir da análise das atividades/situações propostas pelo mestre da banda como atuação didática em sua prática individual e coletiva. Desta forma, proponho-me a investigar as estratégias de ensino utilizadas pelo Mestre da Banda de Guanacés, que fazem com que a maioria dos jovens da comunidade aprendam a tocar algum instrumento musical e adquiram conhecimento e prazer artístico envolvidos com a música popular brasileira e estrangeira num processo de formação e desenvolvimento humano.
Cristiane Soares Gonçalves (Orientando);
Marco Antonio Toledo Nascimento (Orientador);
Gonçalves, C.S; Nascimento M..A.T. A didática aplicada na formação musical de jovens rurais de uma banda de música na cidade de Cascavel/Ceará. ABEM, Teresina, 2016.