Janeiro/2016 - Atual
A pesquisa em questão trata das abordagens metodológicas e materiais didáticos direcionados ao ensino-aprendizagem de instrumentos musicais de sopro no âmbito de cursos de licenciatura em música, considerando a formação de músicos-educadores capazes de promover o ensino coletivo e a aprendizagem compartilhada destes instrumentos nas práticas escolares e não escolares. O procedimento metodológico se iniciará com uma Revisão de Literatura, seguida de análise e criação de materiais didáticos e abordagens metodológicas para o ensino-aprendizagem de instrumentos da família dos metais (trompete, trombone, trompa, eufônio e tuba). O processo de teste in loco deste materiais e abordagens, será realizado nas disciplinas de Introdução ao Instrumentos Melódico e Metais do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante a testagem será feita a coleta de dados através de relatórios e vídeos que serão analisados com o aplicativo ENCODE, desenvolvido pela Université Laval, onde o autor realizará cotutela. Como produto final, juntamente com a Tese, espera-se disponibilizar um conjunto de materiais didáticos que poderá ser utilizado tanto nas disciplinas do Curso de Licenciatura em Música da UFC, como em outros cursos formais, não formais e informais que tenham objetivos similares à proposta em questão.
Leandro Libardi Serafim (Doutorando);