Saiba mais sobre os projetos:
De autoria da Profa. Dra. Deborah Antunes, o projeto “Da Radio Generation ao novíssimo tipo antropológico de homem da era digital: Mídia e subjetividade ontem e hoje” objetiva descrever um novíssimo tipo antropológico de homem que surge a partir da era digital tomando como modelo a metodologia adorniana quando ele nos apresenta um novo tipo de homem da era do rádio. É baseado no insight de Theodor W. Adorno sobre a existência de um novo tipo antropológico do homem derivado da Era do Rádio e seus estudos sobre a geração do rádio (radio generation), que compreendeu seus estudos sobre a fisiognomonia do rádio, a voz do rádio, sua crítica social do rádio e sua crítica das canções de sucesso. Para Adorno, o meio, a partir do qual a informação surge para os homens tem impacto não só sobre a própria informação, mas também sobre a forma como os homens as recebem e interpreta, e sobre as transformações em suas subjetividades e formas de percepção. Hoje em dia, nós experimentamos cada vez mais a evolução tecnológica. Se rádio tem características específicas que influenciam e implicam sobre as subjetividades, quais são as características específicas dos novos meios de comunicação? O que caracteriza a Internet (acessada através dos laptops, smartphones, tablets, óculos do Google) ou os meios de comunicação digitais e como sua fisiognomonia pode estar relacionada a um novíssimo tipo antropológico do homem? Com parceria internacional (Simon Fraser University - SFU), e nacional (USP, UFMS, UFABC, UDESC), esse projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Artes e Música (Pesquisamus) e à Rede de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar.
A Profa. Dra. Deborah Christina Antunes é docente do curso de Psicologia (Sobral), do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (Sobral) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Fortaleza). Autora de “Bullying: Razão Instrumental e Preconceito” (Editora Casa do Psicólogo), “Por um conhecimento sincero no mundo falso: Teoria Crítica, Pesquisa Social Empírica e The Authoritarian Personality” (Paco Editorial) e organizadora do “Experiências Pedagógicas no Curso de Psicologia da UFC/Sobral” (Multifoco). É pesquisadora do Pesquisamus e líder do Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar/NE.
O projeto coordenado pelo Prof. Dr. Marco Toledo intitula-se “Estudos sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da educação musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social” e visa constituir uma equipe interdisciplinar de pesquisa composta por estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores canadenses e brasileiros onde a missão será de estudar as práticas musicais, pedagógicas, culturais e sociais de espaços não institucionalizados que utilizam a Educação Musical como fator significativo para a formação humana e motivação ao desenvolvimento social de jovens oriundos de comunidades de vulnerabilidade social no Canadá e no Brasil. O objetivo principal é realizar um estudo etnográfico internacional (Canadá e Brasil) que permitirá a elaboração, a partir de um corpus variado de dados emergentes do campo, de uma metodologia original, permitindo assim, estudar este campo em uma perspectiva intercultural e interdisciplinar. Esse projeto, além de ter sido aprovado no Edital da Funcap, também foi o único projeto na área de Ciências Humanas e oriundo de uma universidade do Norte/Nordeste na modalidade de Cooperação Internacional com o Canadá (DFATD), a ser contemplado em Edital Específico da Capes (PGCI). Além da Universidade de Laval, co-responsável do projeto, fazem parte da proposta pesquisadores colaboradores de outros cursos da UFC em Sobral (Medicina e Psicologia), bem como do Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB) e do Mestrado Profissional em Artes (Profartes), de outros estados da federação (UFBA e UFPR), além das universidades Quebec em Montreal, McGill, Simon Fraser, College of Music (Londres) e Toulouse (França).
O Prof. Dr. Marco Antonio Toledo Nascimento é professor do Curso de Música – Licenciatura na UFC Campus de Sobral, docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB) e do Mestrado Profissional em Artes (Profartes) e pesquisador associado do Modal Research Group (Simon Fraser University/Vancouver) e da Equipe Mista de Pesquisa em Linguagens, Letras e Artes (Université de Toulouse Jean-Jaurès).