2023 - Atual
Este projeto consiste em uma transposição do modelo teórico de aprendizagem autorregulada pela leitura aprender lendo da profa. Sylvie Cartier (Cartier, 2007) para a aprendizagem de instrumento musical no contexto das bandas de música amadoras. Após o período como professor/pesquisador visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Montreal trabalhando em cooperação com a professora Sylvie Cartier desenvolveu-se os fundamentos teóricos para a criação de um modelo de aprendizagem autorregulada que vise aprender música tocando uminstrumento musical. Para a validação do modelo teórico se faz necessário estudos empíricos, bem como a sua reprodução do modelo em contexto. Assim, o projeto em questão tem por objetivo a validação do modelo em quatro bandas de música, sendo duas brasileiras e duas estrangeiras, bem como a reprodução do modelo em loco a ser realizado em uma banda de música amadora em um projeto de extensão universitária. A metodologia de pesquisa para os fundamentos teóricos e empíricos adotada foi a pesquisa especulativa (Van Der Maren, 1996). Espera-se com esta pesquisa propor um modelo de aprendizagem autorregulada que possa ser aplicado na didática de instrumentos musicais nas bandas de música brasileiras, atendendo em totalidade, todos os aspectos deste constructo teórico e capaz de contribuir para a formação de cidadãos do século XXI protagonistas de sua aprendizagem.
Pesquisadores
Brasil
Dr. Marco Antonio Toledo Nascimento (coordenador)
Dra. Adeline Stervinou (UFC )
Canadá
Dr. Francis Dubé