
Apesar das dificuldades enfrentadas por consequência da pandemia do novo corona vírus, o Grupo de Pesquisa em Educação Musical PESQUISAMUS apresenta um período de adaptação.
Ao longo do ano de 2020, o grupo de pesquisa contabilizou em produções um total de 12 trabalhos publicados, sendo 11 destes em anais e 1 em periódico, 13 produções artísticas, 7 participações de membros em mesas redondas, 3 organizações de evento, 1 capítulo de livro, 1 projeto de cooperação internacional, 4 aprovações de projetos por entidades de fomento, 2 podcasts e 8 lives. Esta última ficou caracterizada como principal modalidade de atuação adaptada à nova realidade, levando continuidade das atividades durante o período de isolamento social.
Quanto à publicação de artigos, ressalta-se o artigo intitulado "Introduction the orchestra: Expanding musical horizons in three rural communities in Ceará, Brazil" publicado nos anais da 34ª Conferência Internacional da Sociedade Internacional em Educação Musical (ISME), de autoria dos professores Adeline Stervinou, Marco Toledo, Rita Helena Gomes e Israel Victor e um artigo de autoria da professora Rita Helena Gomes intitulado “Arte contra Verdade”, que foi publicado na revista de Qualis A3 VISUALIDADES.
No que se refere a aprovações de projetos, acentua-se a aprovação de 3 projetos vinculados ao PESQUISAMUS submetidos ao Edital 01/2020 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Ceará. Os projetos aprovados foram: “Projeto Integrado PesquisaMus”, coordenado pelo Prof. Marco Toledo; “As funções cognitivas implicadas na comunicação: um artefato de apoio à regência orquestral” coordenado pela Profa. Adeline Stervinou e o projeto “Mapeamento das práticas musicais no currículo escolar municipal de Sobral: uma pesquisa de levantamento” coordenado pelo Prof. João Emanoel Benvenuto. A professora Adeline Stervinou também teve seu projeto de pesquisa aprovado no Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, estímulo à interiorização e inovação tecnológica (BPI) do edital no 02/2020 da FUNCAP. O projeto aprovado intitula-se “Estratégias comunicativas na performance orquestral: o papel do cérebro” e tem como objetivo investigar, por meio da música e mais especificamente da orquestra, os efeitos da comunicação do regente com os músicos. Além disso, dois membros concluíram o curso de mestrado, a saber, Gleiciane Regia dos Santos com o trabalho intitulado “Reisado de Massapê, Ceará: uma experiência pedagógica” (Profartes/UFC) e Washigton de Sousa Soares com a dissertação “A utilização de play along como ferramenta auditiva de ensino e aprendizagem de trompete em contexto coletivo” (PPG em Educação/UFC).
Enfatiza-se também a participação em um concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará em Sobral (OSUFC-Sobral) na comunidade tradicional Costeira do Ceará CAETANOS DE CIMA, produção vinculada ao projeto “Apresentando a Orquestra: intervenções em três cidades do interior do Ceará”. Esta produção é em parceria com o Programa de Pós-Graduacão em Geografia da UFC e possui financiamento da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME).
No que tange à participação em mesas redondas, destacam-se a presença de membros do PESQUISAMUS em uma mesa no 28º Seminário da Comissão de Pesquisa da Sociedade Internacional para a Educação Musical – ISME, a participação do professor Marco Toledo na primeira mesa redonda do IX Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical (IX ENECIM) com o tema “Ensino Coletivo de Instrumento Musical e ENECIM: organização e perspectivas para o futuro” e a participação da professora Adeline Stervinou, também no ENECIM em mesa redonda com o tema “Ensino Coletivo de Instrumento Musical e Novas Tecnologias".
Em seguida, o PESQUISAMUS participou da organização de 3 eventos, sendo os 2 primeiros relacionados com o projeto de cooperação internacional com o Laboratório de Letras, Linguagens e Artes (LLA- Creatis) da universidade de Toulouse Jean-Jaurès na França, onde foram organizadas duas jornadas de estudos por webconferência. Estas jornadas marcaram o início do projeto intitulado: "Pesquisa-criação em música e teatro: repensando a educação artística interdisciplinar e reconfigurando nossa abordagem de mundo". O PESQUISAMUS também participou como parceiro do I Encontro de educação Musical do Piauí (Edempi), organizado pelo Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Em consequência do isolamento social, medida adotada pelo governo para prevenir a disseminação do corona vírus, não foi possível promover pesquisas de campo e estudos presenciais. Devido a esse ocorrente, como meio de disseminar estudos e discussões, o PESQUISAMUS adotou a divulgação, participação e a moderação em Lives. Foram realizadas um total de 8 lives com temas variados, desde oficinas, ressaltando-se a oficina “atualizando o currículo lattes” que teve como objetivo mostrar e compartilhar informações sobre a plataforma Lattes, além de orientações sobre como o estudante pode integrar seu currículo voltado a Área de Artes, até a participação em entrevistas, simpósios e minicursos. Destacando-se o convite para participação de live organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE) da bolsista de iniciação científica do grupo, Caline Rebeca de Lima e os cursos “Metacognição Aplicada à didática instrumental” e “Metacognição aplicada ao Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais” ministrados respectivamente no XV Encontros Regionais Unificados da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e no VIII Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical pelo Professor Marco Toledo, onde foi compartilhado com a comunidade acadêmica resultados práticos do projeto de pesquisa Metacognição e Banda de Música: estratégias aplicadas ao ensino de instrumento de sopro.
Por fim, gostaríamos de agradecer à FUNCAP, CAPES, Coordenadoria de Formação Docente e Educação à Distância do Estado do Ceará, CNPQ, Diretoria da UFC em Sobral e o Curso de Música – Licenciatura da UFC Campus de Sobral pelo apoio às atividades desenvolvidas no ano de 2020.
Aproveitamos para reiterar que todas as atividades e ações do grupo de pesquisa podem ser acompanhadas na íntegra através de nosso site, www.pesquisamus.ufc.br