2017 - Atual
Esta pesquisa se propõe em enfatizar o papel da comunicação do regente de orquestra, através do estudo das funções cognitivas utilizadas no ato da regência. É a quarta parte de uma pesquisa maior que se iniciou em 2017 com a parte exploratória, 2018 com o estudo dos métodos de regência, da análise do comportamento, da comunicação dos bebês, crianças e animais, e continua desde 2019 com a análise dos vídeos da parte exploratória a fim de determinar as funções cognitivas utilizadas durante a comunicação do regente com os músicos. O objetivo do projeto de pesquisa em questão (quarta parte) é elaborar um material didático (artefato) para auxiliar os regentes de orquestras em formação no estudo da regência por meio da cognição, enfatizando o papel da comunicação. Este material será baseado nas pesquisas realizadas nos três anos anteriores. A hipótese inicial é que o uso de um material didático, baseado em reflexões vindas da área da cognição, auxiliará os regentes na aprendizagem da regência orquestral, enfatizando a importância da comunicação. Além disso, um material como este, permitirá uma aprendizagem reflexiva a respeito da regência a partir das ciências cognitivas, oportunizando aos interessados o desenvolvimento de estratégias de regências próprias. Esta proposta está inserida no projeto de pesquisa integrado guarda-chuva proveniente da articulação entre os subprojetos do Grupo de Pesquisa em Educação, Artes e Música PesquisaMus, cujo esta proponente é a vice-líder.
Palavras-chave: cognição; educação musical, orquestras universitárias.
Adeline Annelyse Marie Stervinou (Doutorado)
Aparecida Kátia de Sousa Ferreira
Henrique Pinheiro Lima
Ray Peixoto
DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel P.; ANTUNES JUNIOR, José Antonio V. Design Science Research: Método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
GAONAC%u2019H, Daniel. et al., Psychologie cognitive et bases neuropsychologiques du fonctionnement cognitif. Paris: PUF, 2006.
GOMES, Hermes Coelho; OSTERGREN, Eduardo Augusto. A preparação do regente na construção da sonoridade orquestral. Vórtex Music Journal. Curitiba: Revista Vo%u0301rtex, v.3, n.1, 2015, p.159-175.
GRINGS, Bernardo. O ensino de regência na formação do professor de música: um estudo com três cursos de licenciatura em música da região sul do Brasil. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2011. Disponível em: http://www.tede.udesc.br/handle/tede/2367. Acesso em: junho de 2018.
STERVINOU, Adeline; COSTA, Leticia; FERREIRA, Kátia. As funções cognitivas implicadas na regência de orquestras universitárias: um estudo exploratório. In XIV ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 2018. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/nd2018/regnd/paper/view/2993