2023 - Atual
O projeto de pesquisa Voz na Contemporaneidade investiga processos pedagógicos do uso da voz e sua aplicação na prática do canto. O recorte artístico contempla questões vocais presentes na prática do Canto Lírico, dentro do cenário de Música de Concerto e questões vocais que envolvem o gênero Rock ’n’ Roll dentro do cenário de Música Popular. O projeto tem como referencial teórico o conceito de uso artístico da voz elaborado pelo pedagogo vocal Richard Miller. O autor, em suas várias obras especializadas para o treino de cada classificação vocal, propõe inúmeros exercícios para o desenvolvimento artístico dos cantores. Nesse sentido, as pesquisas que serão desenvolvidas pretendem colaborar oferecendo suporte aos cantores para um melhor domínio do ato de cantar. Para tal, essa proposta está norteada em quatro etapas: aspectos técnicos do canto e seus desdobramentos artísticos (ano 1-2), aspectos da fisiologia vocal (ano 3) e aspectos interpretativos (ano 4). Os passos metodológicos previstos para as ações do projeto são estudo de caso com os cantores nos anos 1 e 2, revisão bibliográfica no ano 3 e relatos auto etnográficos aplicados a prática musical no ano 4. O canto é uma prática humana ancestral presente em todas as civilizações. Para o campo da educação musical, entendemos que a voz é uma das melhores ferramentas para musicalizar. Sob o ponto de vista artístico, o canto é um modo de expressão que desperta muito interesse no público em geral. Nesse sentido, entende-se que um projeto que investigue condições para um melhor cantar traz contrapartida social por ajudar na formação de futuros cantores, ser locus para apresentações artísticas e ambiente para os surgimentos de novos pesquisadores na área.
Pesquisadores
Brasil
Dr. Regis Luiz de Carvalho Silva (coordenador)