2014 à 2017
Acreditamos que a música pode desencadear atitudes emancipatórias no sujeito oprimido, uma vez que ela pode desenvolver um papel indispensável na dinâmica social pelas quais discursos, modos de sociabilidade e formas de resistência são expressos artisticamente. Partindo desse pressuposto, esse projeto pretende compreender como a música aprendida no cotidiano dos empobrecidos influencia em sua mudança de atitude, levando-os a uma reflexão sobre suas condições de vida. O objetivo é conhecer trajetórias de vida de estudantes da Escola de Música de Sobral e da CUFA sobralense percebendo os sentidos que a Música ocupa em suas histórias. Além disso, conhecer quais as Representações Sociais que a música tem para os sujeitos participantes da CUFA sobralense e da Escola de Música de Sobral. A partir de entrevistas que serão direcionadas aos públicos-informantes, que buscam trabalhar as habilidades e competências artísticas, tendo como força motriz a música. Então, a partir da coleta e análise dos dados, haverá uma ampliação do nosso campo de visão no que se refere à música como instrumento de aprendizagem e reflexão sobre as condições de vida do empobrecido. O projeto encontra-se na fase de produção textual e os resultados parciais da pesquisa bibliográfica foram feitas nos semestres de 2014.2 e 2015.1, já apontando a música como instrumento fundamental de aprendizagem e reflexão no cotidiano dos empobrecidos, podendo os levar a um crescimento social.
Luiz Gomes da Silva Neto (Coordenador);