2016 - Atual
O presente projeto de pesquisa têm como objetivo compreender o papel da Aprendizagem Compartilhada no Ensino do Violão. Contextualizamos o loco de pesquisa a partir da construção (em andamento) do Projeto de Educação Musical da UFC, além de contextualizar o ensino de violão em licenciaturas em música no país e, especificamente, no curso de Música da UFC em Sobral. Realizamos uma breve revisão de literatura sobre os termos Aprendizagem Colaborativa, Aprendizagem Cooperativa e Aprendizagem Compartilhada. Em seguida, baseamos nosso referencial teórico no pensamento pedagógico de Paulo Freire. Utilizamos a Pesquisa Qualitativa do tipo Pesquisa-ação, tendo como universo de pesquisa estudantes das turmas de Violão II e IV do curso de Licenciatura em Música da UFC em Sobral. Utilizamos como instrumentos de Coleta de dados: Entrevistas coletivas, questionário e auto-avaliações, todas registradas eletronicamente, através de video-audio e diário e campo. Intentamos, após a análise dos dados coletados, elencar alguns pressupostos para a Aprendizagem Compartilhada, além de indicar suas contribuições para a Didática do Violão no contexto da formação do professor de Música.
Marcelo Mateus de Oliveira (Doutorando);