Julho/2015 – atual.
Os meios tecnológicos de comunicação conectam jovens a outras partes remotas do mundo, no entanto, não necessariamente os ajudam a experimentar uma conectividade e um trabalho em conjunto significativos, ou, um conhecimento mais complexo e não dualista (GOMES, no prelo). Desta feita, é preciso uma abordagem que promova nos jovens um “sentido cultural” criativo e crítico que transforme seu entendimento de como diferentes culturas valoram a expressão da identidade e de como os contextos influenciam na construção de significados (BANKS, 2004). Aproveitando-se das diversas práticas de arte criativa (música, dança, teatro, cinema, poesia, ensaio fotográfico, murais de postagem em mídias sociais, gravação sonora, etc.) e de seu potencial para comunicação, representação, construção de relacionamentos e colaboração criativa, nosso projeto examinará como tal abordagem auxilia no fomento da coesão social e inovação entre os jovens brasileiros e canadenses, assim como na construção de entendimentos críticos sobre a própria cultura - que afetam a percepção de si mesmo, do mundo e das relações com os outros. Desta feita, o cerne deste projeto reside na cooperação bilateral entre os grupos interdisciplinares de pesquisa do Canadá (MODAL/SFU) e do Brasil (PesquisaMUS/UFC).
Marco Antonio Toledo Nascimento (Coordenador);
Rita Helena Sousa Ferreira Gomes (Coordenadora);
Susan O’Neill; Deborah Christina Antunes; Marco Antonio Toledo Nascimento; Adeline Stervinou; Guillermo Cárceres; Yaroslav Senyshyn; Andrew Feenberg; Stuart Ponytz.
e outros (consultar documento)