2015 - Atual
O ensino de Música em espaços não escolares a cada dia vem ganhando mais espaço e destaque no mundo acadêmico. Percebemos através das pesquisas que são instituições com uma diversidade de possibilidades musicais e que geralmente tem como função, de maneira geral, a democratização do ensino das artes, além do trabalho assistencialista dentro de regiões com baixo capital econômico. Nesse contexto, objetiva-se examinar a relação entre a formação musical direcionada pelos espaços não escolares da periferia de Fortaleza e Quebec e a mudança no cotidiano dos estudantes desses espaços. A pesquisa tem como referencial teórico Bourdieu (2003, 2004, 2011, 2013, 2015) com os conceitos de habitus, campo e capital simbólico, Heller (2008) com seu estudo sobre a estrutura da vida cotidiana e Certeau (2013) com os conceitos de estratégia e tática. Como metodologia foi escolhida a pesquisa de métodos mistos que utiliza a abordagem qualitativa e quantitativa de maneira complementar. O projeto de métodos mistos escolhido foi o sequencial exploratório que se inicia por uma etapa qualitativa (já realizada) e é seguida por uma etapa quantitativa que será a próxima etapa a ser desenvolvida. Assim, através de um levantamento procura-se testar os resultados encontrados durante a primeira etapa do estudo que mostram os espaços não escolares como instituições que incentivam mudanças no cotidiano de seus frequentadores.
Gabriel Nunes Lopes Ferreira (Orientando);
Marco Antonio Toledo Nascimento (Orientador);