2016 - Atual
Apesar da música possuir um papel positivo sobre as emoções, a comunicação ou a identidade social de seus atores, poucos estudos documentam este fenômeno e as relações interculturais implicadas nos processos dessas práticas, principalmente em espaços fora do contexto escolar. Aqueles que estão disponíveis foram realizados a partir de estudos de caso circunscritos à um contexto cultural preciso sem comparar as comunidades culturais estudadas entre elas (Saarikallio, 2012). Tendo como pressuposto que esses espaços comportam determinadas relações transversais divididas pelas diversas comunidades culturais, bem como pelas singularidades próprias a cada país, as quais visam responder necessidades comunitárias locais ou a realidades culturais específicas, esse projeto tem por objetivo constituir uma equipe interdisciplinar de pesquisa composta por estudantes e pesquisadores canadenses e brasileiros onde a missão será estudar as práticas musicais, pedagógicas, culturais e sociais de espaços não institucionalizados que utilizam a Educação Musical como fator significativo para a formação humana e motivação ao desenvolvimento social de jovens oriundos de comunidades de vulnerabilidade social dos dois países. Para tal serão analisados quatro casos, sendo dois em cada país, através de um novo método de pesquisa para estudar este campo específico, onde, mesmo com os efeitos da globalização, respeitará e valorizará os contextos sociais e culturais em que esses espaços agem. Para o desenvolvimento dessa metodologia utilizaremos inicialmente os preceitos metodológicos de Bonde (2011) intitulado “health music(k)ing”. Espera-se com esta pesquisa elaborar uma metodologia científica para a pesquisa em espaços não institucionalizados de práticas musicais com características intercultural e interdisciplinar que possa ter resultados reproduzíveis (generalização) e, ao mesmo tempo, habilitar pesquisadores em Educação Musical para atuarem em ambientes intercultural e interdisciplinar com vocação para formação humana e desenvolvimento social através desta metodologia.
Marco Antonio Toledo Nascimento; (Coordenador)
Dr. Francis Dubé; (Coordenador)
Dra. Rita Helena Sousa Ferreira Gomes; Dra. Adeline Stervinou; Dr. Elvis de Azevedo Matos;
Dr. Luiz botelho Albuquerque; Dr. Pedro Rogerio; Dr. Gerardo Viana Jr.;
Dr. Joandre Rodrigues Dias de Camargo; Dr. João Emanoel Ancelmo Benvenuto;
Ms. Gabriel Nunes Lopes Ferreira; Ms. Leandro Libardi Serafim;
Vinicius Gonçalves Moulin;
e outros (consultar documento)
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa (R$100.000,00);
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação (R$1.000.000,00);
International Education and Youth Division of Foreign Affairs and International Trade Canadá - Cooperação (R$1.000.000,00);