Criado em 2011 por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Campus de Sobral, o então grupo de pesquisa em Educação, Artes e Música PESQUISAMUS iniciou suas atividades desenvolvendo pesquisas que se concentravam na interseção da Música e das Artes com os processos educacionais.
O ano de 2013 marca importantes eventos para este grupo de pesquisadores em educação musical. Primeiramente chega ao grupo de docentes do curso de Música – Licenciatura da UFC em Sobral o professor João Emanuel Benvenuto que se integra rapidamente ao PESQUISAMUS. No mesmo ano passa a integrar o PESQUISAMUS a professora francesa Adeline Stervinou, que vem para Sobral trabalhar na escola de música da cidade. Na época Adeline Stervinou realizava pós-doutorado no PPG em Música (PPGMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O PESQUISAMUS, já em colaboração com Laboratório de Epistemologia em Educação Musical - LEMUS do Curso de Música – Licenciatura da UFC em Fortaleza, organiza a primeira edição das Conferências Internacionais de Educação Musical de Sobral (CIEMS) que contou com a participação de vários nomes da educação musical no Brasil e no mundo e teve o apoio financeiro do PAEP/Capes. Esta ocasião marcou uma profícua colaboração entre o PESQUISAMUS e participantes da CIEMS, como os pesquisadores canadenses Susan O’Neill (Universidade Simon Fraser -Vancouver), Francis Dubé (Universidade Laval – Quebec) e Isabelle Héroux (Universidade de Quebec em Montreal), bem como Cristina Tourinho (UFBA) e Zélia Chueke (UFPR). Neste mesmo ano a UFC aderiu ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes/Capes) e diversos pesquisadores do PESQUISAMUS se credenciam, passando a atuar como orientadores deste no programa.
Em 2015, também através da CIEMS, o PESQUISAMUS estreitou laços com a Universidade de Toulouse Jean-Jaurès (França) recebendo os professores Jean-Michel Court, Jesus Aguila e Odile Tripier-Mondancin. No mesmo ano, recebemos a primeira aluna estrangeira para realizar um estágio acadêmico, estudante de mestrado em Música da Universidade de Toulouse. Também em 2015 inicia-se a realização do projeto - Estudo sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil, formação humana e desenvolvimento através da educação musical em comunidades em situação de vulnerabilidade social. O Projeto foi contemplado pelo Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI/Capes) ao mesmo, tempo uma proposta de projeto análoga liderada pelo professor Francis Dubé foi aprovada pelo International Education and Youth Division of Foreign Affairs and International Trade Canada (DFAIT), permitindo assim recursos que possibilitaram missões de trabalho para pesquisadores e missões de estudos para diversos estudantes de doutorado filiados ao PESQUISAMUS oriundos da UFC (5), UFPR (1) e UFBA (2) realizaram estágio na Universidade Laval, sendo um deles realizando cotutela de tese. No caminho inverso, o PESQUISAMUS recebeu sete estudantes de mestrado e doutorado da Universidade Laval.
Em 2018 inicia-se uma parceria entre integrantes do PESQUISAMUS e do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música – NEHEMus da UFPI, ocorrendo a organização conjunta de eventos, como a quarta edição da CIEMS em 2019 e o Encontro de Educação Musical do Piauí.Em 2020 ocorre a organização de dossiê temático do periódico Caminhos da Educação (UFPI), revista na qual o editor é o professor Ednardo du Monti (líder do NEHEMus) e a realização de projetos de pesquisa em cooperação. É neste contexto histórico que o PESQUISAMUS se desenvolve como núcleo de pesquisa em educação musical, aglutinando outros grupos de pesquisa e pesquisadores ligados aos cursos de Música – Licenciatura da UFC em Sobral e Fortaleza, da UFPI em Teresina e da Faculdade de Música da Universidade Laval em Quebec (Canadá).
Hoje o Núcleo de Pesquisa em Educação Musical – PESQUISAMUS foca suas atividades nos estudos e reflexões sobre educação musical frente aos desafios da contemporaneidade em diversos contextos através de temáticas como: fundamentos filosóficos, sociológicos e históricos da educação musical; formação dos professores de música; propostas/ações pedagógicas em música; articulações políticas para a difusão e consolidação desse campo, inclusive a interiorização do ensino e da pesquisa nas universidades brasileiras. Neste sentido, as pesquisas buscam ajudar a elucidar as problemáticas inerentes aos temas enfatizados e traçar objetivos comuns – ao mesmo tempo globais quanto locais - para atuar diante dos desafios contemporâneos da sociedade, fundamentando, criando e validando caminhos teóricos, experiências, estratégias e metodologias cientificamente relevantes em educação musical.
O PESQUISAMUS está estruturado em duas linhas de pesquisa, sendo a Linha 1 intitulada FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA NA CONTEMPORANEIDADE que propõe o estudo e investigação das práticas pedagógico-musicais dos professores de música e dos seus processos formativos que atuam em contextos institucionalizados de ensino individual e/ou coletivo. Esta linha é executada pelo grupo de pesquisa Ensino de Instrumentos Musicais e da Performance em Música - EIMUS, pelo Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação Musical - LaPPEM e pelo Laboratório de Cognição e Música – LabCogMus. A Linha 2 intitulada FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA CONTEMPORANEIDADE que propõe uma reflexão teórica sobre os fundamentos da educação musical buscando compreender os processos de apropriação da música em diferentes contextos culturais e institucionais, bem como estudos para a compreensão da educação musical na contemporaneidade, analisando e discutindo as relações entre o fazer musical de seus agentes e as condições de produção artística sob uma visão filosófica, social e histórica. Esta linha é executada pelo Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música – NEHEMus, pelo Grupo de Pesquisa Patativa: docência, arte e vida e o pelo Laboratório de Epistemologia em Educação Musical - LEMUS.
Grande parte dos pesquisadores e estudantes do PESQUISAMUS está filiado à programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, a saber: Programa de Pós-Graduação em Educação (UFC), Mestrado Profissional em Artes (Profartes/Capes), Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (UFC), Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI), Mestrado em Didática Instrumental (Universidade Laval), Doutorado em Educação Musical (Universidade Laval) e Doutorado em Ciências da Educação e da Formação (Universidade de Toulouse Jean-Jaurès). Os resultados das pesquisas efetuadas pelo PESQUISAMUS são divulgados em âmbito nacional, principalmente nos encontros promovidos pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e a nível internacional, nos congressos da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME).
Para mais informações sobre o Núcleo de pesquisa clique AQUI e confira um podcast (MUSIQUEST) realizado pelo Curso de Música licenciatura, campus Sobral da UFC com o líder do PESQUISAMUS.
O PesquisaMus possui suas instalações situadas na Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral (Bloco da Odontologia), localizado na Rua Conselheiro José Júlio, Centro - Sobral - Ceará, Cep: 62.010-820. Horário de funcionamento: de Segunda a Sexta, das 08:00 às 18:00. Telefone para contato: +55 (88) 3695-4649.