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EDUCAÇÃO MUSICAL: CRIATIVIDADE E AFETOS

Período:

 2023 - Atual

Descrição:

 

     Situado na intersecção entre a educação, a música e a filosofia, este projeto filia-se a conceitos advindos da pedagogia crítica, do Engajamento Musical transformativo e da filosofia da educação de Jorge Larrosa. Aliado a estes esteios teóricos, o projeto tem como pontos incontornáveis: a) um posicionamento anti-dualista que aparta os âmbitos intelectual, sensível, ético e social que atravessam os sujeitos; b) o reconhecimento do afeto como componente necessário à uma educação transformativa; c) a compreensão de que os espaços de educação, especialmente musical/artística, devem colaborar ativa e deliberadamente para o desenvolvimento crítico-criativo dos indivíduos, sendo o conteúdo e as técnicas no sentido estrito subordinadas a ele. Assim, o objetivo primordial desta pesquisa é fundamentar, criar e validar caminhos teóricos, práticos e metodológicos em educação musical que desenvolvam a perspectiva crítica, plural e transdisciplinar dos sujeitos tendo como eixo central o reconhecimento de sua criatividade e afetos. Metodologicamente, o projeto abarca uma gama de estratégias e procedimentos qualitativos que vão desde pesquisas bibliográficas a investigações interventivas que privilegiem a emergência das narrativas e produções subjetivas e intersubjetivas. Considerando seus desdobramentos específicos, os objetivos deste projeto são: 1) Compreender, a partir do referencial teórico exposto, como os afetos e a criatividade incidem na educação musical; 2) Desenvolver metodologias de ensino-aprendizagem para educação musical calcadas, prioritariamente, no aprimoramento da dimensão criativa dos sujeitos; 3) Investigar os impactos acadêmicos derivados da utilização de metodologias de educação musical pautadas na criatividade e afeto; 4) Investigar os impactos sociais derivados da utilização de metodologias de educação musical pautadas na criatividade e afeto. Obtendo êxito em realizar este planejamento, o projeto contribuirá para tornar a educação musical mais afeita aos anseios dos sujeitos e comunidades nas quais se insere, por isso mesmo abrindo-se para colaborar com perspectivas decoloniais, feministas, anti-racistas, além de outras que combatem as desigualdades sociais em suas muitas faces.

 

Equipe:

Pesquisadores

Brasil

Dra. Rita Helena F. Gomes

Laboratório de Epistemologia da Música

Período:

 2020 - Atual

Descrição:

 

O Laboratório de Epistemologia da Música pesquisa a estrutura do campo musical no Ceará se debruçando sobre dois temas, a saber: 1. a busca de consolidação do campo de pesquisa em educação musical no Ceará e; 2. A análise das trajetórias formativas de músicos e professores de música no Ceará. Ambos utilizam como referencial teórico principal da praxiologia de Pierre Bourdieu e traz aportes também da literatura sobre decolonoalismo de Boaventura de Sousa Santos e histórias de vida de Marie-Christine Josso. Objetivo geral:  analisar a estrutura do campo musical a partir da produção intelectual, artística e da trajetória de seus agentes. Objetivos específicos:

1. Levantar dados e analisar o campo de pesquisa em música a partir da produção de teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Educação da UFC;

2. Levantar dados e analisar o campo de pesquisa em música a partir da produção de dissertações no programa de Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES/UFC;

3. Investigar marcos históricos nos séculos XX e XXI da música cearense a partir da trajetória formativa de seus agentes;

4. Analisar a trajetória de agentes da música que são invisibilizados pelas mídias de massa.

Perspectiva metodológica: Pesquisa qualitativa de caráter etnográfico utilizando análise documental, entrevistas semiestruturadas e o método relacional da praxiologia de Bourdieu. Justificativa e repercussões sociais do projeto: Um campo de pesquisa ao buscar se consolidar precisa olhar para si mesmo e analisar sua estrutura de funcionamento no sentido de compreender o que vem produzindo e consolidando no espaço de produção intelectual. Esta análise ao ser realizada a partir da produção intelectual e da trajetória formativa de seus agentes trará maior clareza sobre as potencialidades e fragilidades desse mesmo campo e apontará quais as melhores estratégias de legitimação dos saberes científicos que figuram na sua agenda de interesses; interesses esses republicanos e democráticos que estejam a serviço do interesse público.

 

Equipe:

Pesquisadores

Brasil

Pedro Rogerio (coordenador)

Luiz Botelho Albuquerque

 

TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO MUSICAL

Período:

 2021 - Atual

Descrição:

 

O presente projeto tem por objetivo compreender as possibilidades e limitações da utilização das tecnologias digitais como recursos em processos de ensino e aprendizagem em Música. Para isso será elaborado um catálogo dos recursos educacionais digitais (texto, vídeo, áudio, website, software etc.) voltados para o ensino de Música que já se encontram disponíveis.  A partir desses dados será realizado uma análise através de um instrumento de avaliação que contemple aspectos técnicos, ergonômicos, comunicacionais e pedagógicos, bem como mediante um estudo sobre a utilização desses recursos em contextos educacionais concretos. Pretendemos, dessa forma, contribuir para a incorporação de recursos educacionais digitais no ensino e na aprendizagem de Música, através da disponibilização pública do catálogo elaborado, bem ampliação das possibilidades de utilização das mídias a partir do desenvolvimento dessas novas ferramentas.

 

Equipe:

Pesquisadores

Brasil

Gerardo Silveira Viana Junior

MÚSICA BRASILEIRA, EDUCAÇÃO MUSICAL E SOCIEDADE: ESTUDOS SOCIOLÓGICOS-MUSICAIS DOS SONS E DOS SENTIDOS

Período:

 2023 - Atual

Descrição:

 

     A pesquisa proposta pretende analisar e discutir as relações entre música brasileira, educação musical e as condições de produção no contexto sócio-histórico da sociedade do século XX. O foco central é aprofundar as pesquisas e debates que contribuem para a compreensão de determinados aspectos da música brasileira e da educação musical em sua relação intrínseca com transformações da cultura brasileira correntes ao longo desse período, desenvolvendo uma abordagem interdisciplinar sociológico-musical. Nesse sentido, com base em autores e conceitos da sociologia - como as ideias de habitus e de campo artístico (na acepção de Pierre Bourdieu) e o conceito de indústria cultural (conforme elaborado por Theodor Adorno)-, pretende-se, com a análise de repertório de música (fonogramas, álbuns, partituras, artistas ou gêneros), verificar até que ponto as transformações sociais, estruturais e das condições de atuação traduzem mudanças na produção de música popular e resultam em impactos na educação musical. Seguindo esta orientação, as atividades da pesquisa se desdobram em quatro etapas/vertentes possíveis que se complementam entre si: a) A música na Era do Rádio entre 1930 e 1960; b) Racionalização e modernização da música nas décadas de 1970 e 1980; c) Educação musical e a música brasileira: Currículo e práticas educativas; d) Didáticas e metodologias de ensino de música popular na rede pública. Com a realização das atividades espera-se que os pesquisadores envolvidos ampliem significativamente a compreensão histórica da música popular, assim como sobre o contexto histórico-social do país em diferentes períodos e, deste modo, através da experiência e assimilação de sua diversidade/pluralidade, intui-se ampliar o universo cultural dos pesquisadores e também de participantes ouvintes de atividades docentes a serem realizadas pelos pesquisadores no formato de cursos ou propostas de aulas.

 

Equipe:

Pesquisadores

Brasil

Dr. Guilherme Araujo Freire

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL: VIAGENS E CIRCULAÇÃO DE SABERES

Período:

 2020 - Atual

Descrição:

 

     Numa perspectiva da História da Educação Musical o projeto intitulado História da Educação Musical: viagens e circularidade do saber objetivam compreender a viagem no processo de formação, intercâmbios, circulação de ideias e dos debates sobre a educação musical, no século XX. O trabalho tem como horizonte a experiência de artistas, músicos educadores, numa perspectiva abrangente de brasileiros que percorreram o globo à procura de aperfeiçoamento artístico, consolidação profissional e intelectual, ampliação de redes de sociabilidade e, sobretudo, valorizar, numa perspectiva histórica, ações e vozes nos debates em torno das causas do ensino da música.

5.2 Referencial teórico, apresentado de forma geral, de maneira que possa orientar a construção de projetos derivados;

     As pesquisas históricas possuem algumas tendências estilísticas que vigoraram ao longo de suas décadas, séculos e milênios de existência. Estas podem acarretar mudanças nas formas de compreender e fazer a historiografia (BARROS, 2004; GALVÃO; LOPES, 2010). Uma dessas correntes é a História Cultural, movimento que ressurgiu na Europa com a Escola de Annales.

     Conforme Chartier (2002), a Nova História Cultural renovou e ampliou o quadro das pesquisas históricas ao abrir o campo para o estudo de atividades humanas até então pouco investigadas. Esse movimento contribuiu para o rompimento da compartimentação das Ciências Sociais (História, Sociologia, Psicologia, Economia, Geografia humana e assim por diante) e privilegiou abordagens metodológicas pluridisciplinares. Assim, com novos objetivos em vista, os culturalistas passaram a adotar ferramentas e técnicas de outras disciplinas, tais como a sociologia e a antropologia (BURKE, 2008; CHARTIER, 2002).

Levando em consideração a proximidade temporal das viagens em questão, concebe-se esse estudo como uma História do Tempo Presente. Segundo Chartier (2006, p. 215), este tipo de pesquisa é um encontro com “seres de carne e osso”, sujeitos que são nossos contemporâneos que irão narrar suas vidas. Scocuglia (2007) vai ao encontro dos apontamentos de Chartier (2006) e salienta que a História do Tempo Presente nos propicia mecanismos para compreender as produções e as incertezas dos processos educativos.

 

Equipe:

Pesquisadores

Brasil

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti 

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