ufc sobral

  • Início
  • Notícias
  • Linhas de Pesquisa
    • Formação e Atuação de Professores de Música na Contemporaneidade
    • Fundamentos da Educação Musical na Contemporaneidade
  • Projetos de Pesquisa
  • Produções
    • Produção Artística/Cultural
    • Produção Bibliográfica
    • Produção Técnica
    • Apresentação de Trabalhos
  • CIEMS

ENGAJAMENTO MUSICAL TRANSFORMATIVO E JUVENTUDE: MÚSICA E IDENTIDADE NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS COSTEIRAS DO CEARÁ

Período:

 2020 - Atual

Descrição:

​

Atualmente, em virtude da proximidade de comunidades tradicionais costeiras antes isoladas com centro urbanos, tem se constituído nessas localidades um espaço turístico, sendo rota de bugueiros, de pilotos de rally e praticantes de kitesuf. A valorização paisagística da região também tem promovido a grilagem de terras por empresas imobiliárias. Gorayeb et al. (2018) demonstram ainda, que a implantação de parques eólicos no Nordeste brasileiro causa diversos impactos sociais e ambientais negativos aos territórios das comunidades pesqueiras tradicionais locais. Em face ao contexto de manutenção da cultura local, da garantia do território e pressões turísticas e imobiliárias, desenvolvem-se estratégias de enfrentamento evidenciadas pelo forte envolvimento comunitário nas discussões sobre essas temáticas. Porém, nota-se o pouco envolvimento dos jovens nesta resistência, tendo em vista que outras atividades econômicas se tornam mais atrativas aos mesmos. Assim, projetos que busquem o envolvimento desses jovens se constituem como importantes instrumentos para essas lutas atuais. Nesse sentido, até onde as práticas de Educação Musical podem contribuir para esta problemática? Segundo Crozat (2016), a música oferece um campo de referências para construir identidades individuais e coletivas especializadas, participa na transformação do espaço em território e cria a identidade territorial. Porém em estudo exploratório empreendido por este proponente nas comunidades de Amarelas, Sabiaguaba, Caetanos de Cima e Pixaim para mapear o interesse musical dos jovens, verificamos que apesar dessas comunidades possuírem representações artísticas comunitárias, essas interessam pouco a juventude (Nascimento e Nascimento, 2017). Neste estudo podemos verificar também que apesar da obrigatoriedade da música como conteúdo nas escolas de educação básica, a efetivação de uma educação musical ainda está longe de atingir todas as escolas do país, quiçá aquelas escolas em comunidades praianas isoladas.

EQUIPE:

Pesquisadores

Dr. Marco Antonio Toledo Nascimento (coordenador)

Dra. Adeline Stervinou (UFC – Sobral)

Dra. Rita Helena Gomes (UFC – Sobral)

Dra. Adryane Gorayeb (UFC – PPG Geografia)

Dra. Susan O’Neill (Simon Fraser University – Canadá)

Dr. Tiago de Quadros Maia Carvalho (PPGMúsica – UFRN)

Ms. Israel Victor (UFC – Sobral)

Estudantes

Sávio Jefferson Rafael Silva Sousa (Grad. Em Geografia - UFC)

Jessica Moreira Carvalho Felix (Grad. em Música - UFC) – Bolsista IC

Tiago Vasconcelos Paiva (Grad. em Música - UFC) – Bolsista IC CNPq

Antonio Douglas Araújo de Sousa (Grad. em Música - UFC) – Bolsista IC Funcap

Pesquisa detalhada:

pdficonDownload

    modal        toulouse         logo-ulaval-log.jpg    

cnpq        funcap        logo         prof artes       WhatsApp-Image-2018-09-09-at-12.12.08-1024x547.jpeg     gov ceara          ced sobral

CSS Valid | XHTML Valid | Top | + | - | reset | RTL | LTR
Copyright © RaulBotêlho 2025 All rights reserved. Custom Design by Youjoomla.com
Início