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A ATUAÇÃO DO REGENTE FRENTE A UMA ORQUESTRA: O PAPEL DO OLHAR DURANTE A EXECUÇÃO DE OBRAS

Período:

 2022 - Atual

Descrição:

 

     O campo de atuação do atual projeto utilizará as abordagens cognitiva e neurocognitiva relacionadas à educação musical para apontar os fatores que justificam a importância do olhar no processo comunicativo do regente para com os músicos. Para isso, elaboraremos dois experimentos: o primeiro a partir do uso de um eye-tracker permitindo mensurar os movimentos oculares dos regentes durante a performance orquestral, e o segundo utilizando o eye-tracker combinado à tecnologia de fNIRS para observar a relação entre o olhar e a atividade cerebral durante a comunicação do regente. Essas medições fisiológicas serão complementadas por uma análise qualitativa do desempenho dos maestros e músicos por meio de uma série de entrevistas explicativas. A partir dos resultados obtidos pretendemos propor uma tipologia para catalogar os diferentes tipos de comunicação que aparecem durante a regência de um grupo musical (orquestra, coro, banda de música ou outro) e a atuação do professor de música. O referencial deste projeto será oriundo das áreas de cognição musical e da psicologia da música, e do campo das estratégias de ensino-aprendizagem relacionadas à comunicação. As pesquisas usando a tecnologia do fNIRS focam principalmente na medição da carga cognitiva de participantes durante uma tarefa específica como a decolagem de um avião por pilotos (ANTOINE, et al., 2022) ou durante a realização de uma cirurgia por cirurgiões (DAGLIUS DIAS, et al., 2018). Consultando essas referências percebemos que a regência orquestral demanda também um esforço mental que é necessário para conduzir a execução de obras (STERVINOU, et al., 2022).

     Este esforço, dependentemente da demanda cognitiva da obra, poderia gerar uma carga cognitiva de trabalho maior por conta das inúmeras informações a serem tratadas ao mesmo tempo durante o ato da regência. Tendo isso em vista, pensamos que seria interessante usar a tecnologia do fNIRS combinado ao eye-tracker para obter mais informações sobre a atividade cerebral do regente durante a execução de obras musicais. Alguns estudos combinam a técnica de rastreamento ocular com o método fNIRS para explorar a relação entre o olhar e a atividade cerebral. Com esse método, é possível identificar respostas corticais a uma ampla gama de estímulos em estado de alerta (ALMAJIDY, et al., 2019; YÜCEL, et al., 2021) durante a apresentação musical (BALARDIN, et al., 2017; VANZELLA, et al., 2019). Sobre a comunicação entre o regente e os músicos a combinação desses dois dispositivos permitirá estabelecer relações entre o olhar e a atividade cerebral durante a execução de uma obra para explicar do ponto de vista neurocognitivo a importância do olhar neste contexto. Assim, o objetivo geral deste projeto é determinar os fatores que justificam a importância do olhar no processo comunicativo do regente para com os músicos no contexto de orquestra, banda, coro ou outro grupo/professor(a) de música a partir de experimentos realizados em contexto real (com os grupos participantes). Para isso serão observados, analisados e elencados durante quatro anos os seguintes elementos: a) no primeiro ano elaboraremos e aplicaremos um experimento para observar a comunicação do regente pelo olhar (eye-tracker), b) no segundo ano elaboraremos um experimento para observar a comunicação pelo olhar e a atividade cerebral associada (fNIRS), c) no terceiro ano aplicaremos o experimento para observar a comunicação pelo olhar e a atividade cerebral associada, e d) no quarto ano realizaremos uma tipologia a partir dos dados elencados.

      A metodologia empreitada será de cunho qualitativo e quantitativo baseada nos experimentos e no uso dos dispositivos elencados anteriormente. Assim, a motivação deste projeto partiu da falta latente de pesquisas que, apesar de apontarem a importância da comunicação do regente/professor durante a sua atuação frente a um grupo musical, não indicam como esta comunicação ocorre. A tipologia, realizada a partir dos resultados obtidos durante os experimentos servirá de guia para que regentes/professores possam elaborar as suas próprias estratégias comunicativas através de exemplos apontando formas de comunicação que poderão ser usadas no cotidiano desses profissionais. Neste projeto acredita-se que uma comunicação consciente poderá ajudar essas pessoas nas diversas atuações sociais que tiveram no longo da vida profissional, baseando-se em dados científicos concretos.

 

Equipe:

Pesquisadores

Brasil

Dra. Adeline Stervinou (coordenador)

Dr. Marco Antonio Toledo Nascimento (UFC)

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