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MÚSICA BRASILEIRA, EDUCAÇÃO MUSICAL E SOCIEDADE: ESTUDOS SOCIOLÓGICOS-MUSICAIS DOS SONS E DOS SENTIDOS

Período:

 2023 - Atual

Descrição:

 

     A pesquisa proposta pretende analisar e discutir as relações entre música brasileira, educação musical e as condições de produção no contexto sócio-histórico da sociedade do século XX. O foco central é aprofundar as pesquisas e debates que contribuem para a compreensão de determinados aspectos da música brasileira e da educação musical em sua relação intrínseca com transformações da cultura brasileira correntes ao longo desse período, desenvolvendo uma abordagem interdisciplinar sociológico-musical. Nesse sentido, com base em autores e conceitos da sociologia - como as ideias de habitus e de campo artístico (na acepção de Pierre Bourdieu) e o conceito de indústria cultural (conforme elaborado por Theodor Adorno)-, pretende-se, com a análise de repertório de música (fonogramas, álbuns, partituras, artistas ou gêneros), verificar até que ponto as transformações sociais, estruturais e das condições de atuação traduzem mudanças na produção de música popular e resultam em impactos na educação musical. Seguindo esta orientação, as atividades da pesquisa se desdobram em quatro etapas/vertentes possíveis que se complementam entre si: a) A música na Era do Rádio entre 1930 e 1960; b) Racionalização e modernização da música nas décadas de 1970 e 1980; c) Educação musical e a música brasileira: Currículo e práticas educativas; d) Didáticas e metodologias de ensino de música popular na rede pública. Com a realização das atividades espera-se que os pesquisadores envolvidos ampliem significativamente a compreensão histórica da música popular, assim como sobre o contexto histórico-social do país em diferentes períodos e, deste modo, através da experiência e assimilação de sua diversidade/pluralidade, intui-se ampliar o universo cultural dos pesquisadores e também de participantes ouvintes de atividades docentes a serem realizadas pelos pesquisadores no formato de cursos ou propostas de aulas.

 

Equipe:

Pesquisadores

Brasil

Dr. Guilherme Araujo Freire

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