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EDUCAÇÃO MUSICAL: CRIATIVIDADE E AFETOS

Período:

 2023 - Atual

Descrição:

 

     Situado na intersecção entre a educação, a música e a filosofia, este projeto filia-se a conceitos advindos da pedagogia crítica, do Engajamento Musical transformativo e da filosofia da educação de Jorge Larrosa. Aliado a estes esteios teóricos, o projeto tem como pontos incontornáveis: a) um posicionamento anti-dualista que aparta os âmbitos intelectual, sensível, ético e social que atravessam os sujeitos; b) o reconhecimento do afeto como componente necessário à uma educação transformativa; c) a compreensão de que os espaços de educação, especialmente musical/artística, devem colaborar ativa e deliberadamente para o desenvolvimento crítico-criativo dos indivíduos, sendo o conteúdo e as técnicas no sentido estrito subordinadas a ele. Assim, o objetivo primordial desta pesquisa é fundamentar, criar e validar caminhos teóricos, práticos e metodológicos em educação musical que desenvolvam a perspectiva crítica, plural e transdisciplinar dos sujeitos tendo como eixo central o reconhecimento de sua criatividade e afetos. Metodologicamente, o projeto abarca uma gama de estratégias e procedimentos qualitativos que vão desde pesquisas bibliográficas a investigações interventivas que privilegiem a emergência das narrativas e produções subjetivas e intersubjetivas. Considerando seus desdobramentos específicos, os objetivos deste projeto são: 1) Compreender, a partir do referencial teórico exposto, como os afetos e a criatividade incidem na educação musical; 2) Desenvolver metodologias de ensino-aprendizagem para educação musical calcadas, prioritariamente, no aprimoramento da dimensão criativa dos sujeitos; 3) Investigar os impactos acadêmicos derivados da utilização de metodologias de educação musical pautadas na criatividade e afeto; 4) Investigar os impactos sociais derivados da utilização de metodologias de educação musical pautadas na criatividade e afeto. Obtendo êxito em realizar este planejamento, o projeto contribuirá para tornar a educação musical mais afeita aos anseios dos sujeitos e comunidades nas quais se insere, por isso mesmo abrindo-se para colaborar com perspectivas decoloniais, feministas, anti-racistas, além de outras que combatem as desigualdades sociais em suas muitas faces.

 

Equipe:

Pesquisadores

Brasil

Dra. Rita Helena F. Gomes

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