ufc sobral

  • Início
  • Notícias
  • Linhas de Pesquisa
    • Formação e Atuação de Professores de Música na Contemporaneidade
    • Fundamentos da Educação Musical na Contemporaneidade
  • Projetos de Pesquisa
  • Produções
    • Produção Artística/Cultural
    • Produção Bibliográfica
    • Produção Técnica
    • Apresentação de Trabalhos
  • CIEMS

Artigos

A utilização de play along como ferramenta auditiva de ensino e aprendizagem de trompete em contexto coletivo

Período:

(2018-2020)

 

Descrição:

O objetivo geral desta pesquisa é avaliar quais os efeitos que a utilização de play along proporcionou no desenvolvimento da sonoridade de uma turma de trompetistas iniciantes na disciplina de Instrumento Complementar I – Sopros do curso de Música – Licenciatura – da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Sobral. Para o desenvolvimento da pesquisa, elegemos os seguintes objetivos específicos: (1) Descrever as concepções que autores da educação musical têm sobre o ensino coletivo de instrumento musical no Brasil; (2) Averiguar quais as concepções que autores que tratam sobre o ensino coletivo de instrumento musical têm sobre a utilização de play along e playback no ensino e na aprendizagem de instrumentos; (3) Desenvolver e produzir um conjunto de exercícios técnicos de notas longas, que serão acompanhados por áudios em formato de play alongs, para que professores possam utilizá-los em suas aulas e estudantes iniciantes no instrumento possam desenvolver sua sonoridade; (4) Investigar o desenvolvimento da sonoridade de trompetistas iniciantes após utilizarem play alongs na disciplina Instrumento Complementar I – Sopros do curso de Música – Licenciatura – da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Sobral. Utilizamos as orientações metodológicas da pesquisa exploratória segundo os preceitos de Prodanov e Freitas (2013). O trabalho foi divido em quatro etapas. Na primeira etapa, empreendemos uma revisão de literatura; já na segunda etapa, compomos exercícios técnicos de notas longas que foram utilizados em nossa participação na referida disciplina; na terceira etapa, por sua vez, realizamos uma pesquisa exploratória com os estudantes da disciplina e na quarta etapa analisamos os dados obtidos. Consideramos que a utilização de play along como ferramenta auditiva para o ensino e aprendizagem de trompete em contexto coletivo trouxe diversos benefícios para a turma de trompetistas iniciantes e constatamos que os estudantes conseguiram desenvolver habilidades técnicas, auditivas e rítmicas.

 

Equipe:

 Whashington de Sousa Soares (orientando)

Prof.Dr. Marco Antonio Toledo Nascimento (orientador)

 

Pesquisa detalhada:

  PDF Download 

    modal        toulouse         logo-ulaval-log.jpg    

cnpq        funcap        logo         prof artes       WhatsApp-Image-2018-09-09-at-12.12.08-1024x547.jpeg     gov ceara          ced sobral

CSS Valid | XHTML Valid | Top | + | - | reset | RTL | LTR
Copyright © RaulBotêlho 2025 All rights reserved. Custom Design by Youjoomla.com
Início