O ano de 2018 começou promissor com um reforço de peso na equipe de pesquisadores. Chega em Sobral o Dr. Marcos Aristides, contemplado pelo Programa de Pós-doutorado para Jovens Doutores (Funcap/Capes) para desenvolver o projeto de pesquisa intitulado “Integração de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na formação e na Atuação dos Professores de Música na Educação Básica na Região de Sobral”, ação desenvolvida em colaboração com a Universidade de Genebra e as redes públicas de Educação Básica de Sobral.
Tivemos, ainda, a renovação do financiamento da Capes para o projeto de Cooperação Internacional junto a Universidade Laval (Canadá) com o projeto “Estudo sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da Educação Musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social”. Este fato possibilitou o envio para estágio de doutorado sanduiche de mais quatro estudantes vinculados ao projeto e a realização de missões de trabalho e jornadas de estudos, em especial a missão realizada em novembro pelo professor Marco Toledo e o prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto, diretor do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral.
O PesquisaMus foi contemplado pela terceira vez consecutiva no Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo a Interiorização E À Inovação Tecnológica da Funcap (Edital BPI 03/2018) com o projeto intitulado “Projeto Integrado PesquisaMus”. Os recursos ultrapassam R$100.000,00 e além da bolsa de produtividade para o coordenador do projeto e cinco bolsas de iniciação científica, os recursos serão utilizados para reparos e aquisição de material, compra de passagens aéreas e diárias internacionais.
A participação em eventos também foi uma ação que merece a nossa atenção. Pesquisadores e estudantes participaram de importantes eventos regionais, nacionais e internacionais, não apenas em apresentação de trabalhos, mas também como palestrantes, professores de minicursos e etc, mostrando que a equipe do PesquisaMus é reconhecida nacional e internacionalmente. Destacamos aqui a atuação da equipe liderada pela prof. Rita Helena Gomes do projeto de pesquisa em cooperação internacional com a Simon Fraser University (SFU), “Comunicação e Colaboração artística para uma Cidadania Global", na terceira edição do Simpósio Internacional. Research Symposium on Social Impact of Making Music realizado na cidade do Porto em maio deste ano em Portugal. A equipe, formada ainda, pelos professores Susan O’Neill (SFU), Adeline Stervinou e João Emanuel Benvenuto apresentaram a comunicação intitulada “Soundscapes versus stereotypes: what a Brazil/Canada intercultural project taught us”. A professora Rita Helena Gomes, coordenadora do projeto, ainda conseguiu junto à FUNCAP financiamento pelo Edital 05/2017 de Auxílio às despesas excepcionais para custear as Passagens e diárias para a realização da viagem.
Já o prof. Marco Toledo participou da 33a. Conferência Mundial da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME) em Baku no Azerbaijão no mês de julho. No evento o prof. Marco apresentou quatro trabalhos relativos aos projetos de pesquisa do PesquisaMus e participou do simpósio intitulado International perspectives on advocacy for music teaching and learning organizado pelo Advocacy Standing Commitee, juntamente com outras personalidades da Educação Musical mundial, como Peter Webster (USA), Lauren Richerme (USA), Susan Hallam (UK), Cathy Benedick (Canada), Jason Chen (Hong Kong), Brad Merrick (Australia) e Andreas Lehmann (Germany).
A produção bibliográfica e artística também se mostrou relevante no ano de 2018. O grupo de pesquisadores publicou um livro, dois artigos em periódicos, sendo um A1 e outro A2, diversos capítulos em livros e anais de eventos, além das produções artísticas em nível nacional e internacional. O ano de 2018 também foi bastante profícuo para o PesquisaMus no que diz respeito a trabalhos de conclusão de curso de estudantes vinculados ao grupo. Destaque para a primeira defesa de tese vinculada a um projeto do PesquisaMus de Gabriel Nunes, hoje professor na Universidade Federal do Piauí. Gabriel defendeu a tese intitulada “Possible Selves dos jovens da periferia de Fortaleza: uma pesquisa de métodos mistos em espaços não escolares com cursos de Música”. A tese pode ser consultada em http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39561?mode=full.