ufc sobral

  • Início
  • Notícias
  • Linhas de Pesquisa
    • Formação e Atuação de Professores de Música na Contemporaneidade
    • Fundamentos da Educação Musical na Contemporaneidade
  • Projetos de Pesquisa
  • Produções
    • Produção Artística/Cultural
    • Produção Bibliográfica
    • Produção Técnica
    • Apresentação de Trabalhos
  • CIEMS

As funções cognitivas implicadas na regência de orquestras universitárias: um estudo comportamental

Período:

2017 - Atual

Descrição:

         Esta pesquisa se propõe em enfatizar o papel da comunicação do regente de orquestra, através do estudo das funções cognitivas utilizadas no ato da regência. É a quarta parte de uma pesquisa maior que se iniciou em 2017 com a parte exploratória, 2018 com o estudo dos métodos de regência, da análise do comportamento, da comunicação dos bebês, crianças e animais, e continua desde 2019 com a análise dos vídeos da parte exploratória a fim de determinar as funções cognitivas utilizadas durante a comunicação do regente com os músicos. O objetivo do projeto de pesquisa em questão (quarta parte) é elaborar um material didático (artefato) para auxiliar os regentes de orquestras em formação no estudo da regência por meio da cognição, enfatizando o papel da comunicação. Este material será baseado nas pesquisas realizadas nos três anos anteriores. A hipótese inicial é que o uso de um material didático, baseado em reflexões vindas da área da cognição, auxiliará os regentes na aprendizagem da regência orquestral, enfatizando a importância da comunicação. Além disso, um material como este, permitirá uma aprendizagem reflexiva a respeito da regência a partir das ciências cognitivas, oportunizando aos interessados o desenvolvimento de estratégias de regências próprias. Esta proposta está inserida no projeto de pesquisa integrado guarda-chuva proveniente da articulação entre os subprojetos do Grupo de Pesquisa em Educação, Artes e Música PesquisaMus, cujo esta proponente é a vice-líder.

Palavras-chave: cognição; educação musical, orquestras universitárias.

 

Equipe:

Adeline Annelyse Marie Stervinou (Doutorado)

Aparecida Kátia de Sousa Ferreira

Henrique Pinheiro Lima 

Ray Peixoto

Referências Bibliográficas:

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel P.; ANTUNES JUNIOR, José Antonio V. Design Science Research: Método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.


GAONAC%u2019H, Daniel. et al., Psychologie cognitive et bases neuropsychologiques du fonctionnement cognitif. Paris: PUF, 2006.
GOMES, Hermes Coelho; OSTERGREN, Eduardo Augusto. A preparação do regente na construção da sonoridade orquestral. Vórtex Music Journal. Curitiba: Revista Vo%u0301rtex, v.3, n.1, 2015, p.159-175.


GRINGS, Bernardo. O ensino de regência na formação do professor de música: um estudo com três cursos de licenciatura em música da região sul do Brasil. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2011. Disponível em: http://www.tede.udesc.br/handle/tede/2367. Acesso em: junho de 2018.


STERVINOU, Adeline; COSTA, Leticia; FERREIRA, Kátia. As funções cognitivas implicadas na regência de orquestras universitárias: um estudo exploratório. In XIV ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 2018. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/nd2018/regnd/paper/view/2993

 

Pesquisa detalhada:

pdficonDownload

    modal        toulouse         logo-ulaval-log.jpg    

cnpq        funcap        logo         prof artes       WhatsApp-Image-2018-09-09-at-12.12.08-1024x547.jpeg     gov ceara          ced sobral

CSS Valid | XHTML Valid | Top | + | - | reset | RTL | LTR
Copyright © RaulBotêlho 2025 All rights reserved. Custom Design by Youjoomla.com
Início