ufc sobral

  • Início
  • Notícias
  • Linhas de Pesquisa
    • Formação e Atuação de Professores de Música na Contemporaneidade
    • Fundamentos da Educação Musical na Contemporaneidade
  • Projetos de Pesquisa
  • Produções
    • Produção Artística/Cultural
    • Produção Bibliográfica
    • Produção Técnica
    • Apresentação de Trabalhos
  • CIEMS

Comunicação intercultural e colaboração artística para a juventude global

Período:

Julho/2015 – atual.

 

Descrição:

    Nossos estudos anteriores demonstraram que, quando jovens do Brasil e do Canadá colaboram online em projetos de criação artística e de mídia centrados na história/cultura de seus indígenas e de outras matrizes culturais, eles se engajam em práticas sociais. Tais práticas ajudam os jovens a experimentar um entendimento mais aprofundado de sua própria herança cultural, na medida em que exploram a conexão desta com outras de uma parte diferente do mundo (O’NEILL, 2014).  Contudo, ainda resta muito a ser aprendido sobre os processos relativos a uma comunicação intercultural efetiva, bem como sobre as potencialidades e limites do uso das artes e das ferramentas de mídias digitais, especialmente, para que se possa trabalhar com elas como recursos adaptados a contextos específicos.

   Os meios tecnológicos de comunicação conectam jovens a outras partes remotas do mundo, no entanto, não necessariamente os ajudam a experimentar uma conectividade e um trabalho em conjunto significativos, ou, um conhecimento mais complexo e não dualista (GOMES, no prelo). Desta feita, é preciso uma abordagem que promova nos jovens um “sentido cultural” criativo e crítico que transforme seu entendimento de como diferentes culturas valoram a expressão da identidade e de como os contextos influenciam na construção de significados (BANKS, 2004). Aproveitando-se das diversas práticas de arte criativa  (música, dança, teatro, cinema, poesia, ensaio fotográfico, murais de postagem em mídias sociais, gravação sonora, etc.) e de seu potencial para comunicação, representação, construção de relacionamentos e colaboração criativa, nosso projeto examinará como tal abordagem auxilia no fomento da coesão social e inovação entre os jovens brasileiros e canadenses, assim como na construção de entendimentos críticos sobre a própria cultura -  que afetam a percepção de si mesmo, do mundo e das relações com os outros. Desta feita, o cerne deste projeto reside na cooperação bilateral entre os grupos interdisciplinares de pesquisa do Canadá (MODAL/SFU) e do Brasil (PesquisaMUS/UFC).

 

Equipe:

Marco Antonio Toledo Nascimento (Coordenador);

Rita Helena Sousa Ferreira Gomes (Coordenadora);

Susan O’Neill; Deborah Christina Antunes; Marco Antonio Toledo Nascimento; Adeline Stervinou; Guillermo Cárceres; Yaroslav Senyshyn; Andrew Feenberg; Stuart Ponytz.

e outros (consultar documento)

 

 

Pesquisa detalhada:

pdficonDownload

 

    modal        toulouse         logo-ulaval-log.jpg    

cnpq        funcap        logo         prof artes       WhatsApp-Image-2018-09-09-at-12.12.08-1024x547.jpeg     gov ceara          ced sobral

CSS Valid | XHTML Valid | Top | + | - | reset | RTL | LTR
Copyright © RaulBotêlho 2025 All rights reserved. Custom Design by Youjoomla.com
Início