ufc sobral

  • Início
  • Notícias
  • Linhas de Pesquisa
    • Formação e Atuação de Professores de Música na Contemporaneidade
    • Fundamentos da Educação Musical na Contemporaneidade
  • Projetos de Pesquisa
  • Produções
    • Produção Artística/Cultural
    • Produção Bibliográfica
    • Produção Técnica
    • Apresentação de Trabalhos
  • CIEMS

Educação Musical na periferia de Fortaleza: uma pesquisa de métodos mistos

Período:

2015 - Atual

Descrição:

O ensino de Música em espaços não escolares a cada dia vem ganhando mais espaço e destaque no mundo acadêmico. Percebemos através das pesquisas que são instituições com uma diversidade de possibilidades musicais e que geralmente tem como função, de maneira geral, a democratização do ensino das artes, além do trabalho assistencialista dentro de regiões com baixo capital econômico. Nesse contexto, objetiva-se examinar a relação entre a formação musical direcionada pelos espaços não escolares da periferia de Fortaleza e Quebec e a mudança no cotidiano dos estudantes desses espaços. A pesquisa tem como referencial teórico Bourdieu (2003, 2004, 2011, 2013, 2015) com os conceitos de habitus, campo e capital simbólico, Heller (2008) com seu estudo sobre a estrutura da vida cotidiana e Certeau (2013) com os conceitos de estratégia e tática. Como metodologia foi escolhida a pesquisa de métodos mistos que utiliza a abordagem qualitativa e quantitativa de maneira complementar. O projeto de métodos mistos escolhido foi o sequencial exploratório que se inicia por uma etapa qualitativa (já realizada) e é seguida por uma etapa quantitativa que será a próxima etapa a ser desenvolvida. Assim, através de um levantamento procura-se testar os resultados encontrados durante a primeira etapa do estudo que mostram os espaços não escolares como instituições que incentivam mudanças no cotidiano de seus frequentadores.

 

Equipe:

Gabriel Nunes Lopes Ferreira (Orientando);

Marco Antonio Toledo Nascimento (Orientador);

 

Produção:

FERREIRA, Gabriel N. L. Nascimento, Marco A. T. (2014). Group Practice Course of 'Jardim de Gente'as a Space for Dialogue, Human and Musical Formation. In: 31st ISME Word Conference on Music Education, Porto Alegre. ISME 2014 Paper Abstracts. Porto Alegre: ISME, 2014. v. 1. p. 324-324.
FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes. NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. A influência do Projeto Jardim de Gente na reinvenção do cotidiano dos jovens do Bom Jardim: um estudo de caso no curso de Prática de Conjunto. Fortaleza, CE. 2015. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/PfEOtj>. Acesso em: 15 jul. 2016.
FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes. NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. A influência do Projeto Jardim de Gente na reinvenção do cotidiano dos jovens do Bom Jardim: um estudo de caso no curso de Prática de Conjunto. In: 2nd International Conference of Music Education, Sobral, 2015.
FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes. NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. ROGÉRIO, Pedro. Educação Musical na periferia de Fortaleza: uma pesquisa de Métodos Mistos. In: XXIII Encontro Regional Nordeste da ABEM, Teresina, 2016. No prelo.

 

Pesquisa detalhada:

pdficonDownload

    modal        toulouse         logo-ulaval-log.jpg    

cnpq        funcap        logo         prof artes       WhatsApp-Image-2018-09-09-at-12.12.08-1024x547.jpeg     gov ceara          ced sobral

CSS Valid | XHTML Valid | Top | + | - | reset | RTL | LTR
Copyright © RaulBotêlho 2025 All rights reserved. Custom Design by Youjoomla.com
Início