2021 - Atual
Esta pesquisa tem origem a partir da afinidade e do interesse de colaboração interinstitucional entre os cursos de licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral, e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o intuito de realizar um estudo comparativo para analisar os perfis discentes dos cursos de licenciatura em Música entre as duas instituições de Ensino Superior. A pergunta de partida desta pesquisa tem como propósito investigar quais as semelhanças e diferenças dos perfis discentes nos cursos de Licenciatura em Música da UFC/Sobral e da UFPI. Os referenciais e embasamentos desta pesquisa têm como fundamentação trabalhos afins relacionados com os perfis discentes em cursos de licenciatura em Música no Brasil. O objetivo principal desta pesquisa visa analisar e comparar as características que compõem os perfis discentes dos cursos de licenciatura em Música da UFC, Campus Sobral, e da UFPI. Com relação aos objetivos específicos do trabalho, pretende-se identificar e comparar os perfis dos discentes egressos, evadidos e graduandos das duas instituições a partir das seguintes categorias de análise: a) gênero; b) quantitativo de discentes por turma e por ano; c) cidade de origem; d) faixa etária; e) raça/cor; f) tipo de deficiências e; g) tipo de escola. Ao final, pretende-se aprofundar de forma qualitativa as especificidades de cada instituição a partir dos resultados encontrados em cada categoria. A metodologia desta investigação contempla como universo de participantes licenciandos e egressos, caracterizando-se como uma pesquisa de métodos mistos, com uma etapa inicial documental analítica que abarca o levantamento, a catalogação e a análise das informações coletadas sobre os perfis discentes de ambas as instituições de ensino junto ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e, posteriormente, estudos de caso para compreensão das especificidades encontradas durante a primeira etapa da pesquisa. No que diz respeito a justificativa e repercussões sociais do projeto, trata-se de uma pesquisa de grande relevância para compreensão da realidade dos dois cursos de Música sob diversos âmbitos, além de ampliar as discussões sobre a formação do professor de música em cada região. Isso resulta em parcerias formativas entre as instituições com ações regionais e locais que possibilitam mudanças significativas na realidade dos cursos a partir do perfil e das perspectivas dos estudantes.
Pesquisadores
Brasil
Dr. João Emanuel Ancelmo Benvenuto (coordenador)
Gabriel Nunes Lopes Ferreira