
No último dia 30 de maio, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza ocorreu a abertura oficial do projeto de pesquisa “Estudo sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da Educação Musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social”. A abertura ocorreu através de videoconferência com conexões em com diversos lugares, como o Quebec, Montreal, Londres, Salvador, Paraná, Espírito Santo e Sobral. Está última ocorreu no Centro de Educação à Distância (CED) do Estado do Ceará. A transmissão ocorreu interligando os pesquisadores e estudantes dos diversos países participantes.
Em Fortaleza o evento foi conduzido pelos coordenadores do projeto, o Prof. Francis Dubé da Faculdade de Música da Universidade de Laval (Canadá) e pelo Prof. Marco Toledo do Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral. Estavam presentes, além de estudantes e pesquisadores que participarão do projeto, o Prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto, Diretor da UFC em Sobral.
Durante o evento foram apresentados o projeto e seus participantes. A pesquisa ocorrerá nos dois países, partindo de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Laval, no Canadá e contando com a participação dos pesquisadores e estudantes de doutorado, mestrado e graduação destas universidades, além de doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Música da UFBA e UFPR, além de pesquisadores da Universidade de Quebec em Montreal (UQAM), Simon Fraser University (SFU), Universidade de Toulouse, entre outras.
O projeto é financiando pela Capes através do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI/DFAIT) e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) através da Bolsa de Produtividade (BPI).