
A orquestra sinfônica “Gens du pays” realiza uma turnê no Ceará, começando com um concerto gratuito em Fortaleza na próxima quarta-feira dia 12 de Julho às 19 horas no teatro do CUCA Mondubim (rua Santa Marlúcia s/n). Esse concerto foi organizado através da parceria existente entre o PesquisaMus e a Rede CUCA através do projeto de pesquisa “Estudo sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da Educação Musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social” com o importante apoio da ADUFC Sindicato, Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará e a Prefeitura de Sobral.
Sobre a Orquestra “Gens du pays”
Essa orquestra é composta 45 jovens músicos de idade entre 15 a 25 anos, oriundos de diferentes regiões da província do Québec e os seus professores realizarão ainda, master classes de instrumentos de cordas friccionadas para jovens da Rede CUCA.
O grupo foi formado especialmente para participar do Festival Internacional de Orquestras de Jovens Eurochestries que está em sua 28aedição internacional e 3a edição latino-americana. As edições latino-americanas são realizadas por iniciativa do Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Ceará em Sobral por meio de seu Grupo de Pesquisa e Educação, Artes e Música PesquisaMus. O evento ocorrerá na cidade de Sobral e região entre os dias 16 e 23 de julho deste ano.
“Gens du pays” foi criada por iniciativa do Campo musical Saint-Alexandre (centro de férias voltado para a prática musical) e o Cégep de Sainte-Foy (estabelecimento de ensino pré-univesitário) e tem como regentes Amélie Bois e Mathieu Rivest, professores muito implicados na vida e na aprendizagem musical. O repertório da orquestra conta com músicas quebequenses e do grande repertório sinfônico europeu.
Além dos jovens e dos regentes, “Gens du pays” conta com outros professores canadenses
muito implicados no ensino e na aprendizagem musical em seu país: Pascale Rivard (violino), Catherine Le Saunier (violoncelo) e Bejamin René (piano).
Além dos músicos do Quebec, a orquestra terá a participação especial dos jovens brasileiros Rian Rafaiel (fagote), Ruama Quimera (trompa) e Renan Pablo (trompa), todos membros da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza.
Fonte: Prof. Marco Toledo
