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VOZ NA CONTEMPORANEIDADE

Período:

 2023 - Atual

Descrição:

 

     O projeto de pesquisa Voz na Contemporaneidade investiga processos pedagógicos do uso da voz e sua aplicação na prática do canto. O recorte artístico contempla questões vocais presentes na prática do Canto Lírico, dentro do cenário de Música de Concerto e questões vocais que envolvem o gênero Rock ’n’ Roll dentro do cenário de Música Popular. O projeto tem como referencial teórico o conceito de uso artístico da voz elaborado pelo pedagogo vocal Richard Miller. O autor, em suas várias obras especializadas para o treino de cada classificação vocal, propõe inúmeros exercícios para o desenvolvimento artístico dos cantores. Nesse sentido, as pesquisas que serão desenvolvidas pretendem colaborar oferecendo suporte aos cantores para um melhor domínio do ato de cantar. Para tal, essa proposta está norteada em quatro etapas: aspectos técnicos do canto e seus desdobramentos artísticos (ano 1-2), aspectos da fisiologia vocal (ano 3) e aspectos interpretativos (ano 4). Os passos metodológicos previstos para as ações do projeto são estudo de caso com os cantores nos anos 1 e 2, revisão bibliográfica no ano 3 e relatos auto etnográficos aplicados a prática musical no ano 4. O canto é uma prática humana ancestral presente em todas as civilizações. Para o campo da educação musical, entendemos que a voz é uma das melhores ferramentas para musicalizar. Sob o ponto de vista artístico, o canto é um modo de expressão que desperta muito interesse no público em geral. Nesse sentido, entende-se que um projeto que investigue condições para um melhor cantar traz contrapartida social por ajudar na formação de futuros cantores, ser locus para apresentações artísticas e ambiente para os surgimentos de novos pesquisadores na área.

 

Equipe:

Pesquisadores

Brasil

Dr. Regis Luiz de Carvalho Silva (coordenador)

APRENDER TOCANDO UM INSTRUMENTO EM BANDA DE MúSICA: APRENDIZAGEM AUTORREGULADA PARA A EDUCAçãO MUSICAL INSTRUMENTAL VALIDAçãO DO QUADRO TEóRICO EM CONTEXTO

Período:

 2023 - Atual

Descrição:

 

     Este projeto consiste em uma transposição do modelo teórico de aprendizagem autorregulada pela leitura aprender lendo da profa. Sylvie Cartier (Cartier, 2007) para a aprendizagem de instrumento musical no contexto das bandas de música amadoras. Após o período como professor/pesquisador visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Montreal trabalhando em cooperação com a professora Sylvie Cartier desenvolveu-se os fundamentos teóricos para a criação de um modelo de aprendizagem autorregulada que vise aprender música tocando uminstrumento musical. Para a validação do modelo teórico se faz necessário estudos empíricos, bem como a sua reprodução do modelo em contexto. Assim, o projeto em questão tem por objetivo a validação do modelo em quatro bandas de música, sendo duas brasileiras e duas estrangeiras, bem como a reprodução do modelo em loco a ser realizado em uma banda de música amadora em um projeto de extensão universitária. A metodologia de pesquisa para os fundamentos teóricos e empíricos adotada foi a pesquisa especulativa (Van Der Maren, 1996). Espera-se com esta pesquisa propor um modelo de aprendizagem autorregulada que possa ser aplicado na didática de instrumentos musicais nas bandas de música brasileiras, atendendo em totalidade, todos os aspectos deste constructo teórico e capaz de contribuir para a formação de cidadãos do século XXI protagonistas de sua aprendizagem.

 

Equipe:

Pesquisadores

Brasil

Dr. Marco Antonio Toledo Nascimento (coordenador)

Dra. Adeline Stervinou (UFC )

Canadá

Dr. Francis Dubé

 

 

AS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NARRADAS POR ESTUDANTES DOS CURSOS DE MÚSICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PUBLICAS NA CONSTITUIÇÃO DE UM HABITUS DOCENTE-APRENDIZ.

Período:

 2023 - Atual

Descrição:

 

Estuda a formação docente, a partir das narrativas (autobiográficas) das trajetórias de formação de estudantes de graduação e pós-graduandos (mestrado profissional, acadêmico e doutorado) da Universidade Federal do Ceará. Emprega uma abordagem multirreferencial baseada nas HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO, e incorporando as noções de campo educacional, habitus acadêmico, trajetória, capitais cultural e social, estratégias e trajetórias. É uma cartografia das narrativas de formação dos professores de música e, como tal, procura descrever e compreender estas trajetórias no campo artístico, as condições sociais que as orientam, os recursos que mobilizam, as limitações e as estratégias de superação, tendo como principal referencia o currículo dos agentes.

 

Equipe:

Pesquisador

Brasil

Luiz Botelho Albuquerque 

PERFIS DISCENTES NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFPI E DA UFC: UM ESTUDO COMPARATIVO

Período:

 2021 - Atual

Descrição:

 

     Esta pesquisa tem origem a partir da afinidade e do interesse de colaboração interinstitucional entre os cursos de licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral, e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o intuito de realizar um estudo comparativo para analisar os perfis discentes dos cursos de licenciatura em Música entre as duas instituições de Ensino Superior. A pergunta de partida desta pesquisa tem como propósito investigar quais as semelhanças e diferenças dos perfis discentes nos cursos de Licenciatura em Música da UFC/Sobral e da UFPI. Os referenciais e embasamentos desta pesquisa têm como fundamentação trabalhos afins relacionados com os perfis discentes em cursos de licenciatura em Música no Brasil. O objetivo principal desta pesquisa visa analisar e comparar as características que compõem os perfis discentes dos cursos de licenciatura em Música da UFC, Campus Sobral, e da UFPI. Com relação aos objetivos específicos do trabalho, pretende-se identificar e comparar os perfis dos discentes egressos, evadidos e graduandos das duas instituições a partir das seguintes categorias de análise: a) gênero; b) quantitativo de discentes por turma e por ano; c) cidade de origem; d) faixa etária; e) raça/cor; f) tipo de deficiências e; g) tipo de escola. Ao final, pretende-se aprofundar de forma qualitativa as especificidades de cada instituição a partir dos resultados encontrados em cada categoria. A metodologia desta investigação contempla como universo de participantes licenciandos e egressos, caracterizando-se como uma pesquisa de métodos mistos, com uma etapa inicial documental analítica que abarca o levantamento, a catalogação e a análise das informações coletadas sobre os perfis discentes de ambas as instituições de ensino junto ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e, posteriormente, estudos de caso para compreensão das especificidades encontradas durante a primeira etapa da pesquisa. No que diz respeito a justificativa e repercussões sociais do projeto, trata-se de uma pesquisa de grande relevância para compreensão da realidade dos dois cursos de Música sob diversos âmbitos, além de ampliar as discussões sobre a formação do professor de música em cada região. Isso resulta em parcerias formativas entre as instituições com ações regionais e locais que possibilitam mudanças significativas na realidade dos cursos a partir do perfil e das perspectivas dos estudantes.

 

Equipe:

Pesquisadores

Brasil

Dr. João Emanuel Ancelmo Benvenuto (coordenador)

Gabriel Nunes Lopes Ferreira

A ATUAÇÃO DO REGENTE FRENTE A UMA ORQUESTRA: O PAPEL DO OLHAR DURANTE A EXECUÇÃO DE OBRAS

Período:

 2022 - Atual

Descrição:

 

     O campo de atuação do atual projeto utilizará as abordagens cognitiva e neurocognitiva relacionadas à educação musical para apontar os fatores que justificam a importância do olhar no processo comunicativo do regente para com os músicos. Para isso, elaboraremos dois experimentos: o primeiro a partir do uso de um eye-tracker permitindo mensurar os movimentos oculares dos regentes durante a performance orquestral, e o segundo utilizando o eye-tracker combinado à tecnologia de fNIRS para observar a relação entre o olhar e a atividade cerebral durante a comunicação do regente. Essas medições fisiológicas serão complementadas por uma análise qualitativa do desempenho dos maestros e músicos por meio de uma série de entrevistas explicativas. A partir dos resultados obtidos pretendemos propor uma tipologia para catalogar os diferentes tipos de comunicação que aparecem durante a regência de um grupo musical (orquestra, coro, banda de música ou outro) e a atuação do professor de música. O referencial deste projeto será oriundo das áreas de cognição musical e da psicologia da música, e do campo das estratégias de ensino-aprendizagem relacionadas à comunicação. As pesquisas usando a tecnologia do fNIRS focam principalmente na medição da carga cognitiva de participantes durante uma tarefa específica como a decolagem de um avião por pilotos (ANTOINE, et al., 2022) ou durante a realização de uma cirurgia por cirurgiões (DAGLIUS DIAS, et al., 2018). Consultando essas referências percebemos que a regência orquestral demanda também um esforço mental que é necessário para conduzir a execução de obras (STERVINOU, et al., 2022).

     Este esforço, dependentemente da demanda cognitiva da obra, poderia gerar uma carga cognitiva de trabalho maior por conta das inúmeras informações a serem tratadas ao mesmo tempo durante o ato da regência. Tendo isso em vista, pensamos que seria interessante usar a tecnologia do fNIRS combinado ao eye-tracker para obter mais informações sobre a atividade cerebral do regente durante a execução de obras musicais. Alguns estudos combinam a técnica de rastreamento ocular com o método fNIRS para explorar a relação entre o olhar e a atividade cerebral. Com esse método, é possível identificar respostas corticais a uma ampla gama de estímulos em estado de alerta (ALMAJIDY, et al., 2019; YÜCEL, et al., 2021) durante a apresentação musical (BALARDIN, et al., 2017; VANZELLA, et al., 2019). Sobre a comunicação entre o regente e os músicos a combinação desses dois dispositivos permitirá estabelecer relações entre o olhar e a atividade cerebral durante a execução de uma obra para explicar do ponto de vista neurocognitivo a importância do olhar neste contexto. Assim, o objetivo geral deste projeto é determinar os fatores que justificam a importância do olhar no processo comunicativo do regente para com os músicos no contexto de orquestra, banda, coro ou outro grupo/professor(a) de música a partir de experimentos realizados em contexto real (com os grupos participantes). Para isso serão observados, analisados e elencados durante quatro anos os seguintes elementos: a) no primeiro ano elaboraremos e aplicaremos um experimento para observar a comunicação do regente pelo olhar (eye-tracker), b) no segundo ano elaboraremos um experimento para observar a comunicação pelo olhar e a atividade cerebral associada (fNIRS), c) no terceiro ano aplicaremos o experimento para observar a comunicação pelo olhar e a atividade cerebral associada, e d) no quarto ano realizaremos uma tipologia a partir dos dados elencados.

      A metodologia empreitada será de cunho qualitativo e quantitativo baseada nos experimentos e no uso dos dispositivos elencados anteriormente. Assim, a motivação deste projeto partiu da falta latente de pesquisas que, apesar de apontarem a importância da comunicação do regente/professor durante a sua atuação frente a um grupo musical, não indicam como esta comunicação ocorre. A tipologia, realizada a partir dos resultados obtidos durante os experimentos servirá de guia para que regentes/professores possam elaborar as suas próprias estratégias comunicativas através de exemplos apontando formas de comunicação que poderão ser usadas no cotidiano desses profissionais. Neste projeto acredita-se que uma comunicação consciente poderá ajudar essas pessoas nas diversas atuações sociais que tiveram no longo da vida profissional, baseando-se em dados científicos concretos.

 

Equipe:

Pesquisadores

Brasil

Dra. Adeline Stervinou (coordenador)

Dr. Marco Antonio Toledo Nascimento (UFC)

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