ufc sobral

  • Início
  • Notícias
  • Linhas de Pesquisa
    • Formação e Atuação de Professores de Música na Contemporaneidade
    • Fundamentos da Educação Musical na Contemporaneidade
  • Projetos de Pesquisa
  • Produções
    • Produção Artística/Cultural
    • Produção Bibliográfica
    • Produção Técnica
    • Apresentação de Trabalhos
  • CIEMS

A utilização de play along como ferramenta auditiva de ensino e aprendizagem de trompete em contexto coletivo

Período:

(2018-2020)

 

Descrição:

O objetivo geral desta pesquisa é avaliar quais os efeitos que a utilização de play along proporcionou no desenvolvimento da sonoridade de uma turma de trompetistas iniciantes na disciplina de Instrumento Complementar I – Sopros do curso de Música – Licenciatura – da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Sobral. Para o desenvolvimento da pesquisa, elegemos os seguintes objetivos específicos: (1) Descrever as concepções que autores da educação musical têm sobre o ensino coletivo de instrumento musical no Brasil; (2) Averiguar quais as concepções que autores que tratam sobre o ensino coletivo de instrumento musical têm sobre a utilização de play along e playback no ensino e na aprendizagem de instrumentos; (3) Desenvolver e produzir um conjunto de exercícios técnicos de notas longas, que serão acompanhados por áudios em formato de play alongs, para que professores possam utilizá-los em suas aulas e estudantes iniciantes no instrumento possam desenvolver sua sonoridade; (4) Investigar o desenvolvimento da sonoridade de trompetistas iniciantes após utilizarem play alongs na disciplina Instrumento Complementar I – Sopros do curso de Música – Licenciatura – da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Sobral. Utilizamos as orientações metodológicas da pesquisa exploratória segundo os preceitos de Prodanov e Freitas (2013). O trabalho foi divido em quatro etapas. Na primeira etapa, empreendemos uma revisão de literatura; já na segunda etapa, compomos exercícios técnicos de notas longas que foram utilizados em nossa participação na referida disciplina; na terceira etapa, por sua vez, realizamos uma pesquisa exploratória com os estudantes da disciplina e na quarta etapa analisamos os dados obtidos. Consideramos que a utilização de play along como ferramenta auditiva para o ensino e aprendizagem de trompete em contexto coletivo trouxe diversos benefícios para a turma de trompetistas iniciantes e constatamos que os estudantes conseguiram desenvolver habilidades técnicas, auditivas e rítmicas.

 

Equipe:

 Whashington de Sousa Soares (orientando)

Prof.Dr. Marco Antonio Toledo Nascimento (orientador)

 

Pesquisa detalhada:

  PDF Download 

Notícias

UFC Sobral sediará o Congresso Nacional da ABEM em 2021.
SIMM 2018
Aberta chamada de trabalho para o Congresso de Educação Musical na cidade de Porto em Portugal
Membro do PesquisaMus defende dissertação de Mestrado
Cristiane Gonçalves defendeu a sua dissertação de mestrado intitulada "Banda de Música de Guanacés: caminhos didáticos para a formação humana e musical".
Pesquisadora associada ao PesquisaMus ministra conferência no Encontro Nacional da ABEM em Manaus.
A Profa. Susan O'Neill, pesquisadora associada do PesquisaMus participou do "Painel internacional de educação musical" dentro do XXIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical em Manaus no último dia 18.
Choro no. 2 - Villa-Lobos
Adeline Stervinou e Marco Toledo Nascimento

    modal        toulouse         logo-ulaval-log.jpg    

cnpq        funcap        logo         prof artes       WhatsApp-Image-2018-09-09-at-12.12.08-1024x547.jpeg     gov ceara          ced sobral

CSS Valid | XHTML Valid | Top | + | - | reset | RTL | LTR
Copyright © RaulBotêlho 2025 All rights reserved. Custom Design by Youjoomla.com
Início