ufc sobral

  • Início
  • Notícias
  • Linhas de Pesquisa
    • Formação e Atuação de Professores de Música na Contemporaneidade
    • Fundamentos da Educação Musical na Contemporaneidade
  • Projetos de Pesquisa
  • Produções
    • Produção Artística/Cultural
    • Produção Bibliográfica
    • Produção Técnica
    • Apresentação de Trabalhos
  • CIEMS

Projetos de Pesquisa

 

Concluídos

 

  • Música e movimentos culturais: uma relação harmônica de resistência à opressão.

 

  • Mapeamento das bandas de música em atividade na região norte do Ceará.

 

  • O uso da música contemporânea na Escola: o caso da cidade de Sobral - CE.

 

  • Similaridades entre o Brasil e a França sobre a história da educação musical: o exemplo do movimento orfeônico. 

 

  • União Através da Música. 

 

  • Estratégias didático-pedagógicas dos mestres de banda no Brasil: caminhos para formação humana e musical. 

 

  • A Aprendizagem Compartilhada no Ensino do Violão.

 

  • Educação Musical na periferia de Fortaleza: uma pesquisa de métodos mistos. 

 

  • Estudo sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da Educação Musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social.

 

  • Integração de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na formação e na atuação dos professores de música na Educação Básica na região de Sobral

 

  • Comunicação intercultural e colaboração artística para a juventude global.

 

  • Ensino-aprendizagem de instrumentos de sopro/metais em contextos coletivos: abordagens metodológicas e materiais didáticos para a formação de licenciandos em música.

 

  •  Reisado de Massapê, Ceará: uma experiênciapedagógica

 

  • A utilização de play along como ferramenta auditiva de ensino e aprendizagem de trompete em contexto coletivo

 

  • Metacognição e Banda de Música: estratégias aplicadas ao ensino de instrumento de sopro.

 

  • Mapeamento das práticas musicais no currículo escolar municipal de Sobral: Uma pesquisa de levantamento.

 

  • As Funções congnitivas implicadas na regência de orquestra universitárias: um estudo comportamental

 

  • Engajamento musical transformativo e juventude: Música e identidade nas comunidades tradicionais costeiras do Ceará  

 

  • Pesquisa-criação em música e teatro: respensando a educação artística interdisciplar e reconfigurando nossa abordagem de mundo

Em Andamento

 

Linha 1

Formação e Atuação de Professores de Música na Comteporaneidade

 

  • A atuação do regente frente a uma orquestra: O papel do olhar durante as execuções de obras 

 

  • Perfis discente nos cursos de licenciatura em música da UFPI e da UFC: Um estudo comparativo

 

  • As experiências narradas por estudantes dos cursos de música das instituições de ensino superior publicas na constituição de um habitus Docente-Aprendiz

 

  • Aprender tocando um intrumento em banda de música: Apredizagem autorregulada para a educação musical instrumental validação do quadro teórico em contexto

 

  • Voz na contemporaneidade

 

 

Linha 2

Fundamentos da Educação Musical na Conteporaneidade

 

  • História da educação músical: Viagens e circulação de saberes

 

  • Música brasileira educação e sociedade: Estudo sociológicos-musicais dos sons e dos sentidos

 

  • Tecnologias e mídias digitais para educação musical

 

  • Laboratório de epistemologia da música

 

  • Educação musical: Criatividade e afetos

 

    modal        toulouse         logo-ulaval-log.jpg    

cnpq        funcap        logo         prof artes       WhatsApp-Image-2018-09-09-at-12.12.08-1024x547.jpeg     gov ceara          ced sobral

CSS Valid | XHTML Valid | Top | + | - | reset | RTL | LTR
Copyright © RaulBotêlho 2025 All rights reserved. Custom Design by Youjoomla.com
Início